sexta-feira, 2 de agosto de 2013

INTENCIONALIDADE NEGATIVA - O PRAZER NO SOFRIMENTO




"Vamos transitar pelo universo da personalidade e compreender algumas leis psíquicas até que possamos transitar para o mundo do espírito, para que possamos compreender como isso se dá no plano do coração.

Primeiro é importante compreender o sofrimento. O primeiro insight que me vem é que o sofrimento age como um complexo autônomo, como uma entidade e toma conta do seu aparelho psíquico. Essa aparente possessão se dá devido a condicionamentos. Em algum momento na sua experiência humana, o programa do sofrimento foi instalado e você tem repetido esse programa inconscientemente.

O sofrimento se anuncia através do desconforto, da tristeza, da irritação que são sinais de que ele está chegando. As vezes ele te pega de surpresa e chega sem anunciar porque a senha que acorda o sofrimento é digitada através de um evento qualquer. Quando o sofrimento chega aos poucos, você tem mais chances de não permitir a identificação, mas quando você é pego, realmente é mais difícil. Ele pode ser traduzido como ansiedade, angústia, depressão, tristeza, desespero, apenas para citar algumas das suas manifestações mais identificáveis. Elas são sinalizações de que sua mente está identificada com o passado.

Esse sofrimento está dizendo que você é prisioneiro do passado e ele continua existindo porque está ligado ao prazer. Isso é o que gera e mantém a destruição no mundo justamente porque existe a conexão dessa repetição negativa ou destrutiva com a corrente vital que chamamos de prazer. É esta conexão do sofrimento com a própria energia sexual que mantém o mal no mundo. E esse é o combustível que sustenta os pactos de vingança e o ciclo vicioso do sado-masoquismo que faz você repetir situações que te machucam e também machucam o outro. Ou seja, é o que faz com que você abra as portas para receber o sofrimento.

Esta talvez seja uma das questões mais difíceis de serem compreendidas. É muito difícil para a entidade humana em evolução conseguir aceitar que ela tem prazer no sofrimento e que, no mais profundo, existe uma intenção deliberada de se manter ligado a ele. Por isso também é difícil de identificar que existe um prazer nas repetições negativas, quer seja movido pela esperança mágica de mudar o passado ou de forçar o mundo a dar o que você acha que merece.

Eu estou falando do prazer negativamente orientado. Há alguns dias atrás, dei um exemplo muito claro. Havia uma menininha indiana que estava sendo maltratada por meninos maiores. Eu comecei a estudar o que estava acontecendo e vi que ela aprendeu a gostar dos maus tratos. Ela que chegava perto deles porque era a única maneira que ela encontrou para se sentir pertencendo e para receber alguma atenção. Eu falei também do exemplo de um casal que me procurou, onde a menina dizia que não conseguia ficar com o rapaz porque ele a tratava muito bem e ela somente conseguia gostar de meninos que a rejeitavam, assim como ele gostava de meninas que o rejeitavam. Então, estou dando um exemplo de como o programa é instalado e como ele é reeditado na idade adulta. Existe este prazer em se sentir rejeitado e maltratado. É um prazer negativamente orientado, mas é a forma como você consegue suportar a luz do prazer porque o prazer positivamente orientado é uma grande ameaça para você, ele é um perigo. Na verdade, o prazer positivamente orientado é a própria luz, mas se você está identificado com o aspecto sombrio da personalidade, teme ser dissolvido e sente o terror do aniquilamento."

Sri Prem Baba

Nenhum comentário: