sábado, 13 de outubro de 2012

A QUEM PERTENCE O PRESENTE ?


                       FILOSOFIA  ORIENTAL


Perto de Tóquio vivia um grande samurai. Já idoso, dedicava-se a ensinar a sua filosofia para os jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda que ele ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde um guerreiro, conhecido por sua total falta de escrúpulos, apareceu por ali . Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante.

O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. E conhecendo a reputação do velho samurai estava ali para derrotá-lo, objetivando aumentar  sua fama de vencedor.Todos os estudantes manifestaram-se contra a idéia, mas o velho aceitou o desafio. 

Foram todos para a praça da cidade e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos e ofendeu, inclusive, os seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho mestre permaneceu impassível.

No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se. Desapontados, pelo fato do mestre ter aceito tantos insultos e provocações,os alunos perguntaram: 
-      Como o senhor pode suportar tanta indignidade ? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?"


- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?  Perguntou o velho samurai.
- A quem tentou entregá-lo.  Respondeu um dos discípulos.
- O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos. Disse o mestre. 

- Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carrega consigo.

Nenhum comentário: