segunda-feira, 16 de julho de 2012

COMO ORIENTAR AS CRIANÇAS PARA A ESPIRITUALIDADE.




Foram feitas duas  perguntas para a mestra Miao Shang,
do templo budista Zu Lai

O que é espiritualidade?

Não é algo externo a nós, misterioso ou esotérico. É o mundo prático. A espiritualidade não pode estar desvinculada da vida cotidiana. Se fosse algo que você precisasse apenas entrar em um templo para encontrar, ela se desvincularia do ser íntegro que uma pessoa deve ser. Por que o ser humano não é apenas matéria, mas também mente e espírito. E essas três coisas devem andar juntas.

De que maneira as famílias podem praticar essa espiritualidade? E como ensinar às crianças?

Tenha e pratique boas palavras, boas atitudes e bons pensamentos. Ou seja, dê o exemplo. Ensine que não podemos maltratar os animais nem jogar lixo na rua, que é preciso ajudar os idosos, mostrar gratidão pelos alimentos. Há muito que ensinar para as crianças no âmbito real, vivo.
Mestra Miao Shang.

Nota da Margarida
Precisamos dar limites e muito amor as nossas crianças. Espiritualidade é  dignidade, respeito,  limite e muito  amor.
Educar, não é cortar as asas e sim orientar  o voo. Educar é ensinar  as crianças a descobrir as asas da sua alma, para poderem voar, cada vez mais alto e com mais, dignidade, sabedoria, respeito  e amor.
Para aqueles que quiserem aprender um pouco mais recomendo o livro:


Desejo muita Luz,  muita Sabedoria, muita Paz e muito Amor a todos os pais, avós, professores, enfim a todos que participam no processo de educar.
Que suas ações sejam firmes e seus corações extremamente amorosos.
Beijos no coração de todos!
Margarida

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho no coração, que educar uma criança para a espiritualidade é algo muito mais compartilhar e aprender, e não somente “educar.”

Essa palavra se encarada isoladamente beira a arrogância, concordo plenamente que devemos “orientar o voo”, isso sim podemos chamar de “educar” sem imposições, sem mordaças, sem usurparmos a mais pura essência daquele ser que chegou e está ávido por “voar.”

“Educar” ainda me parece algo impositivo, arcaico e dominador, agora se olharmos pelo foco da troca, um mundo novo se abre a nossa frente e transformamos uma relação de educador e aprendiz em uma grande amizade!

Em um grande e eletrizante VOO em dupla, no qual podemos apontar os aspectos que conhecemos deste universo no momento atual e podemos aprender com tudo aquilo que este ser novo em folha traz como evolução dentro de si.

Podemos simplesmente observar, escutar e aprender, acompanhando assim de perto o caminhar, a conquista e os ensinamentos que todos, independente da idade temos. Estando atento, observando e escutando sabemos o momento certo de fazer um ajuste naquele caminhar, uma pequena curva para que tudo saia como o esperado.

De coração aberto, sem medo de perder o respeito e sim respeitando esses grandes pequenos seres, conquistamos o respeito deles e assim os convidamos para a unidade, assim como eles nos convidam para um mergulho em seu mundo de possibilidades, criando uma realidade de Grande Aprendizado.

Ou se preferirem, de uma Grande Educação.

Esta é a minha maneira simples de “enxergar” a vida.

Como diz um amigo: “Que a Luz se faça presente sempre”

Sérgio