quarta-feira, 21 de novembro de 2012

RESIGNAÇÃO E ACEITAÇÃO.




Pergunta: Osho qual a diferença entre resignação e aceitação?
Resposta: Aceitação é bela, resignação é feia. Aceitação é uma vitória.
Existe uma grande diferença entre as duas.
Existencialmente elas não são a mesma coisa.
Alguém se torna resignado quando sente sem esperança, quando nada é possível. Os desejos não foram vencidos, os desejos permanecem ali. Você quer ir, você quer se tornar, você quer isso e aquilo, mas você vê montanhas de obstáculos no caminho, e você sente que não é possível conseguir. Então você se consola. Você diz: "Está bem; não preciso ir, não existe nenhum lugar para ir". Mas você sabe que o desejo está lá, e que existem lugares e coisas que você quer, o desejo está lá a espreita.
Nenhuma frustração destrói o desejo. Ele permanece esperando por uma nova oportunidade, e quando você estiver com mais energia, estiver mais positivo, mais sonhador, o desejo retorna e a resignação vai embora.
Aceitação é completamente diferente. Aceitação não significa aceitar a derrota. Ela simplesmente significa que não existe mais derrota nem vitória. Toda essa idéia é estúpida! Contra quem você será vitorioso? É o seu mundo: você é parte dele e o mundo é sua expressão. Não existe ninguém que seja seu inimigo, e contra quem você irá lutar. Você está lutando com sua própria sombra.
Veja bem isto - não existe inimigos na existência. A existência não é estranha a você, não é contra você, é sua casa e você não está fora dela, você está completamente imerso nela, completamente a vontade nela, esta é a vitória, é a sua vitória e não existe outra vitória além desta - isto é relaxamento, isto é aceitação.
Com essa aceitação, coisas começam a mudar. Com esta aceitação transformações acontecem. Ninguém muda a si mesmo, mas se você aceitar, mudanças acontecem. Não é por sua causa, nem por causa de ninguém. Quando seu ego não está presente, mudanças acontecem naturalmente.
Este é um dos segredos da vida: lute e será vencido; se entregue e a vitória será sua.
Logo, não digo a vocês que é bom se resignar. Neste caso é melhor lutar, porque um dia vocês irão compreender que estão lutando consigo mesmos - a mão esquerda está lutando com a mão direita, e ambas as mãos são sua. Dessa maneira nenhuma vitória é possível, nenhuma derrota também. Tudo depende de você: você cria a energia vitoriosa e você cria a energia da derrota. Toda a existência é Um, nós somos parte de uma mesma energia.
Se você segue lutando, um dia ou outro a sua mente se iluminará: sua consciência compreenderá e você então irá relaxar. Com resignação isso nunca acontecerá. Resignação é repressão. Então, você tem que escolher, escolher entre lutar ou aceitar. Resignação é pior que lutar porque por baixo a luta continua, silenciosa, surda. Ela simplesmente se tornou inconsciente, subterrânea.
É melhor continuar lutando conscientemente, e um dia a aceitação acontece - e você abandona qualquer luta para sempre, e relaxa na aceitação.
Se você tiver que lutar, lute! Depende da sua intensidade em lutar. Coloque toda sua energia nisso, arrisque tudo, e logo aquilo acontecerá. Não existem mudanças radicais pela metade; mudanças radicais acontecem quando se chega ao extremo. Resignação irá prende-lo no meio do caminho...(...)
É uma espécie de suicídio. Não posso abençoar a resignação, todo meu esforço é contrario a isso. Uma pessoa resignada é uma pessoa azeda, reprimida, frustrada..raivosa...com raiva do mundo inteiro. Como ela não conseguiu nada, seu orgulho a mantém resignada, mas ela ainda tem seu orgulho presente, escondido. Ela diz: "Eu estou bem". Ela não quer dizer as pessoas "Eu não estou nada bem", porque isso para ela é humilhação.
Olhe para dentro novamente. Resignação não irá ajudá-lo, nem a aceitação ou a luta - tudo isso são apenas diferentes caminhos. A luta irá trazer naturalmente e inevitavelmente a aceitação. É por isso que prefiro que escolha a luta. Resignação é apenas um atraso, é uma maneira de postergar.
A aceitação quando acontece é fruto da consciência de que não somos diferentes da vida, depois de muito lutar nos rendemos a ela, e isso é um relaxamento, é para sempre."
Osho em The sun behind the sun

Nenhum comentário: