terça-feira, 12 de março de 2013

SILÊNCIO E QUIETUDE



Quando se perde o contato com a quietude interior, perde-se contato consigo mesmo. Quando se perde o contato consigo mesmo, você se perde no mundo. Seu sentido mais interno de si mesmo, seu sentido de quem você é – é inseparável da quietude. Esta é o EU SOU que é mais profundo que o nome e a forma.
A quietude é sua natureza essencial. O que é a quietude? O espaço interno ou consciência na qual palavras desta página são percebidas e se convertem em pensamentos. Sem essa consciência não haveria percepção, nem pensamentos, nem mundo.
Você é esta consciência, disfarçada de Pessoa.
O equivalente do barulho externo é o ruído interno. O equivalente do silêncio externo é a quietude interna.
Quando quiser que haja silêncio ao seu redor, escute-o. Isto significa que, simplesmente, tem que se dar conta dele. Preste atenção. Escutar o silêncio desperta a dimensão de quietude dentro de você, porque só a quietude o permite ser consciente do silêncio.
Observe que no momento de você se dar conta do silêncio que o rodeia, você não está pensando. Você é consciente, mas não pensa.
Quando você se dá conta do silêncio, se produz imediatamente esse estado de sereno alerta interno. Você está presente. Você saiu de milhões de anos de condicionamento coletivo humano.
Eckhart Tolle

Nenhum comentário: