domingo, 31 de março de 2013

PENSAR POSITIVAMENTE



PENSAR POSITIVAMENTE

Pensamento positivo... muitos dirão que é fácil falar disso.
Na verdade, é mais fácil ainda praticar o tal do pensamento positivo. Basta não ser negativo. Basta não enfocar as coisas sob um ângulo pessimista.
Precisamos pensar positivamente para conseguir as coisas. Realmente, se queremos conseguir chegar a algum objetivo, temos que encarar as coisas positivamente, mas temos também que encará-la realisticamente, examinando bem as possibilidades.
Só o pensamento positivo não é garantia de êxito. Claro que ajuda, pois se vamos começar algo com um pensamento negativo, as possibilidades de êxito se reduzirão bastante.
Parece bobagem, mas a maneira como os problemas são encarados, podem ou não, facilitar sua solução. Se ao nos defrontarmos com uma dificuldade a julgarmos de solução impossível, vai ser difícil enxergamos uma solução, por vezes óbvia.
A melhor coisa que existe é procurar sempre enxergar o lado positivo das coisas, pois tudo o que acontece de bom é sempre bem aceito. Por outro lado, quando acontece algo desagradável, a tendência natural é sempre lamentar o ocorrido. Pois bem, vejam por outro lado, que, se algo não deu certo, tal fato negativo, poderia ter acarretado piores conseqüências do que realmente ocorreu. Sim, veja os exemplos abaixo:
1-     Você deu uma batida com o carro, amassou bastante, mas você não se machucou. Ao invés de lamentar o "azar", pense que foi sorte você não se ter machucado, né ?
2-     Ao se levantar, escorregou e quebrou o braço direito... já pensou, se tivesse quebrado os dois ? Seria bem pior...
3-     Caramba, quebrar o braço...bater o carro...é muita coisa. Mas...você ainda está vivo...QUE BOM !!!!
4-     Quer dizer... se após acontecer um infortúnio, você ainda conseguir reclamar ou lamentar, é que a coisa não foi tão feia assim... Concordam?
Antes de começar, há que se analisar as possibilidades e, se chegarmos à conclusão de que tudo vai depender de um esforço extra... aí sim, entra o pensamento positivo... aí sim, temos que ir à luta, despendendo aquele algo mais que poderá nos levar ao sucesso.
É nessas circunstâncias que o pensamento positivo ajuda, e muito.
De qualquer maneira, crianças, o pessimismo não está com nada, só atrapalha. Aquela história de imaginar que não vai dar certo, sempre complica. Mesmo que as coisas não corram conforme o esperado, sempre é melhor ter que se arrepender por algo que foi tentado e não foi conseguido, do que se arrepender depois, por sequer ter tentado.
Já passei pelas duas sensações, e a segunda é bem mais desagradável, pois ficará para sempre aquela idéia de que se eu tivesse tentado, teria dado certo... e essa idéia do teria, é chata demais.
Bem. Tentei falar positivamente sobre o tema. Se por acaso não consegui convencê-los, pelo menos tentei...Mas que, na verdade, o lado positivo das coisas é mais simpático do que o negativo, isso ninguém pode discutir.
Marcial Salaverry

Nenhum comentário: