domingo, 31 de março de 2013

DIFERENÇA DO VER E ENXERGAR



Importante diferenciar o significado de VER do ENXERGAR. O ver é superficial e raramente possibilita registro (arquivos, memórias) do que foi visualizado. O ENXERGAR é uma percepção em estado de alerta, de presença e possibilita o estado meditativo, o registro do aqui e agora. O ENXERGAR costuma ir além do físico, capacitando percepções do que está oculto, o que se conhece como intuição, inspiração ou sexto sentido.
E, sem ENXERGAR, sem estar percebendo a vida no mundo da realidade (estado de alerta ou meditativo), vai para o espaço a intuição (criatividade e inspiração), a fé (oposto da ansiedade, medo e pânico), o bom-humor e a alegria (qualidade e significância da vida), o equilíbrio e a inteligência (capacidades de enxergar o outro e as soluções).
E trata-se de um círculo fechado: enxergar ajuda na tonicidade do fígado e um fígado saudável nos ajuda a enxergar melhor.
"Liberto o passado e avanço para o futuro". Ou seja, só tenho olhos para o futuro. Enxergo meu futuro de forma iluminada.

"Adapto-me com doçura ao fluxo da vida. Faço as pazes com o meu passado".  Louise Hay

14 comentários:

Simplicidade e Harmonia disse...

Guida,

Procurando a diferença entre essas palavras encontrei seu blog. E gostei.
Há uma diferença crucial entre ver, enxergar e olhar, com a qual não estamos acostumados no cotidiano.

Gostaria de sugerir que você colocasse uma newsletter para os leitores assinarem.

Feliz 2016!

Guida disse...

Oi Rosana,
Obrigada pelo seu comentário, seja muito bem vinda entre nós. Vou providenciar o seu pedido. Feliz 2016 e beijos no seu coração.

Carolina disse...

Olá! Estava buscando justamente a diferença entre esses dois atos e encontrei o seu blog. Não poderia encontrar uma definição melhor e esclarecimento. Estou com um projeto baseado exatamente nessa diferença e gostaria de saber se posso agragar partes do seu texto para defini-lo. Aguardo sua resposta ansiosamente. Beijos de luz!

Guida disse...

Carolina, seja bem vinda e fique a vontade em copiar ou divulgar os textos aqui apresentado. Só peço a gentileza quando for copiado na integra algum texto que seja mencionado o autor. Eu também copio muitos textos e sempre coloco o autor. É um prazer muito grande tê-la entre nós. Gostaria que você se cadastra-se como seguidora deste blog. Um grande beijo no seu coração. Guida

Matias disse...

Eu sempre cito estas questões, q pra mim uma gera dúvida, e outra certeza, por exemplo: eu ACHO q vi vc na praça (o achismo gera dúvida), eu o enxerguei na praça. (Dando sinal de certeza), o mesmo acontece com ouvir e escutar. Entender e compreender, sempre um gera dúvida é outra certeza. Fica de olho, q com essas palavras se pega o mentiroso, jogando verde pra colher maduro.

DENIS RONALDO ENGENHARIA disse...

Obrigado Guida por fazer-nos enxergar mais, tudo aquilo que simplesmente, vemos!

DENIS RONALDO ENGENHARIA disse...

...é mesmo! :)

Guida disse...

Obrigada Denis pela sua participação. Sinta-se sempre bem vindo. Somos todos um. Namastê.

Unknown disse...

Gostei e agradeço

José Silvassauro disse...

Fiquei muito feliz em ter resposta ao que eu mesmo sempre perguntava a mim mesmo.Em minhas palestras poderei ajudar às pessoas entender melhor estas diferenças.Muito obrigado!

Guida disse...

Muito obrigada José Roberto da Silva pela sua presença no meu blog.Eu também gostei muito desse texto e aprendi muito com ele. Seja muito bem vindo . Gratidão!

Unknown disse...

Muito bom essa definição, estou escrevendo minha biografia e estarei aplicando esse ensinamento! Obrigado.

Unknown disse...

Muito interessante. NaN sabia a diferença.Amei a dica, a diferença. Beijinhos de luz.

Drica disse...

Procurando a diferença entre esses dois verbos, encontrei seu blog. Excelente! Parabéns pelo seu trabalho