segunda-feira, 19 de outubro de 2015

APEGAR-SE - OSHO



Nos apegamos às coisas muito facilmente, nos apegamos a tudo. A vida é um fluxo, nada permanece o mesmo, mas esperamos e desejamos que as coisas continuem as mesmas. Há muitas frustrações no mundo porque nenhuma de nossas expectativas é satisfeita. Cada expectativa traz consigo um desastre.

Estar ligado significa apegar-se a algo, desejar que aquilo permaneça o mesmo para sempre. Isso é pedir o impossível. Uma pessoa jovem deseja permanecer jovem para sempre, e isso é impossível. Mais cedo ou mais tarde ela irá envelhecer. E, com isso, a velhice, em vez de trazer alegria, trará sofrimento. Do contrário a velhice, seria um dos pontos mais altos da sua vida.

Deveria ser um ápice, um cume coberto por neve, mas em vez disso é um buraco negro. E se torna um buraco negro porque estamos apegados à juventude. Nos apegamos ao corpo, mas o corpo precisa partir um dia.

Viva nele, amo-o, respeite-o, cuide dele, mas não se apegue a ele. Lembre-se de que é um caravanserai, a estadia de uma noite. Pela manhã, teremos que partir.


Osho

Nenhum comentário: