quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

ECKHART TOLLE - A PRESENÇA CONSCIENTE DISSOLVE O PASSADO



Onde quer que você esteja, esteja por inteiro

Você pode dar outros exemplos da inconsciência comum?

Observe quando estiver reclamando, com palavras ou pensamentos, de uma situação que envolva você – pode ser alguém que fez ou disse algo que lhe aborreceu, algo sobre a sua situação de vida, o lugar onde mora, ou até mesmo o tempo. Reclamar é sempre uma não aceitação de algo que é. Essa atitude contém invariavelmente uma carga negativa inconsciente. Quando você reclama, transforma-se em vítima. Quando fala, você está no controle. Portanto, mude a situação agindo ou falando, caso necessário ou possível, ou então fuja da situação ou mesmo aceite-a. Tudo o mais é loucura.

A inconsciência comum é sempre relacionada, de algum modo, com a negação do Agora. O Agora, naturalmente, também implica o aqui. Você está resistindo ao aqui e agora? Algumas pessoas prefeririam estar num outro lugar. O “aqui” delas nunca é suficientemente bom. Observe-se e verifique se isso acontece em sua vida. Onde quer que você esteja, esteja lá por inteiro. Se você acha insuportável o seu aqui e agora e isso lhe faz infeliz, há três opções: abandone a situação, mude-a ou aceite-a totalmente. Se você deseja ter responsabilidade sobre a sua vida, deve escolher uma dessas opções e deve fazê-lo agora. Depois, arque com as consequências. Sem desculpas. Sem negatividade. Sem poluição física. Mantenha limpo o seu espaço interior.

Se você tomar qualquer atitude, abandonando ou mudando a situação, livre-se primeiro da negatividade. Uma atitude originada no discernimento tem mais efeito do que uma originada na negatividade.

Uma atitude qualquer é muitas vezes melhor do que nenhuma atitude, especialmente se há muito tempo você está paralisado numa situação infeliz. Se for uma atitude errada, ao menos você aprenderá alguma coisa, caso em que deixará de ser um erro. Se você não agir, nada aprenderá. Será que o medo está evitando que você tome uma atitude? Admita o medo, observe-o, concentre-se nele, esteja totalmente presente. Isso corta a ligação entre o medo e o pensamento. Não deixe o medo nascer em sua mente. Use o poder do Agora. O medo não pode prevalecer sobre ele.

Se não há mesmo nada a fazer e você não pode mudar a situação, então aceite o aqui e agora totalmente, abandonando toda a resistência interior. O falso e infeliz eu interior, que adora sentir-se miserável, ressentido ou com pena de si mesmo, não consegue mais sobreviver. Isso se chama rendição. A rendição não é uma fraqueza. Há uma grande força nela. Somente alguém que se rendeu tem poder espiritual. Através da rendição, você se livrará da situação internamente. É possível que você perceba uma mudança na situação sem que tenham sido necessários maiores esforços da sua parte. De qualquer forma, você está livre.

Ou haverá algo que você “deveria” estar fazendo mas não está? Levante-se e faça agora. Ou, em vez disso, aceite totalmente a sua inatividade, preguiça ou passividade neste momento, se esta é a sua escolha. Mergulhe nela por inteiro. Desfrute-a. Seja tão preguiçoso ou inativo quanto puder. Se você fizer isso conscientemente, logo sairá dela. Ou talvez não. Em qualquer dos casos, não há nenhum conflito interior, nenhuma resistência, nenhuma negatividade.

Você está sofrendo de estresse? Pensa tanto no futuro que o presente está reduzido a um meio para chegar lá? O estresse é causado pelo estar “aqui” embora se deseje estar “lá”, ou por se estar no presente desejando estar no futuro. É uma divisão que corta a pessoa por dentro. Criar e viver com essa divisão é insano. O fato de que todas as pessoas estão agindo assim não torna ninguém menos insano. Se você não pode fugir disso, tem de se movimentar rápido, trabalhar rápido, ou até mesmo correr, sem se projetar no futuro e sem resistir ao presente. Quando se movimentar, trabalhar e correr, faça tudo por inteiro. Desfrute o fluxo de energia, a alta energia desse momento. Agora não há mais estresse, não há mais divisão por dois, apenas o movimento, a corrida, o trabalho. Desfrute essas atitudes. Ou você também pode abandonar tudo e se sentar num banco do parque. Mas, ao fazê-lo, observe a sua mente. Pode ser que ela diga: “Você devia estar trabalhando. Está perdendo o seu tempo”. Observe a mente. Sorria para ela.

O passado toma uma grande parte da sua atenção? Você frequentemente fala e pensa sobre ele, tanto de forma positiva quanto negativa? As grandes coisas que você conquistou, suas experiências e aventuras, ou as coisas horrorosas que lhe aconteceram, ou talvez que você fez a alguém? Será que seus pensamentos estão gerando culpa, orgulho, ressentimento, raiva, arrependimento ou autopiedade? Então, você está não só dando mais força ao falso eu interior, como também ajudando a acelerar o processo de envelhecimento do seu corpo através da criação de um acúmulo de passado na sua psique. Constate isso observando à sua volta aquelas pessoas que têm uma forte tendência para se apegar ao passado.

Morra para o passado a cada instante. Você não precisa dele. Refira-se a ele apenas quando totalmente relevante para o presente. Sinta o poder do momento presente e a plenitude do Ser. Sinta a sua presença.

Você tem preocupações? Tem muitos pensamentos do tipo “e se”? Você está identificado com a mente, que está se projetando num futuro imaginário e criando o medo. Não há como enfrentar tal tipo de situação, porque ela não existe. É um fantasma mental. Você pode parar com essa insanidade que corrói a saúde e a vida aceitando simplesmente o momento presente. Perceba a sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo do seu corpo. Sinta o seu campo interno de energia. Tudo com o que você sempre teve que lidar, tudo que teve de enfrentar na vida real, em oposição às projeções imaginárias da mente, é o momento presente. Pergunte-se qual é o seu problema neste exato momento, não no ano que vem, ou amanhã ou daqui a cinco minutos. O que está errado neste exato momento? Você pode sempre enfrentar o Agora, mas não pode jamais enfrentar o futuro, nem tem de fazer isso. A resposta, a força, a atitude certa estarão à sua disposição quando você precisar, nem antes, nem depois.

“Algum dia vou fazer isso”. Seu objetivo está tomando de tal modo a sua atenção que o momento presente é apenas um meio para atingir um fim? Está consumindo a alegria das coisas que você faz? Você está esperando para começar a viver? Se você desenvolver esse tipo de padrão mental, não importa o que você adquira ou alcance, o presente nunca será bom o bastante. O futuro sempre parecerá melhor. Uma receita perfeita para uma insatisfação permanente, você não acha?

Você está sempre “esperando” alguma coisa? Quanto tempo da sua vida você passou esperando? Chamo “espera de pequena escala” à espera na fila do correio, num engarrafamento de automóveis, no aeroporto, por alguém que vai chegar, um trabalho que precisa ser terminado, etc. Chamo de “espera em grande escala” à espera pelas próximas férias, por um emprego melhor, pelos filhos crescerem, por uma relação verdadeiramente significativa, pelo sucesso, para ficar rico, para ser importante, para se tornar iluminado. Não é raro que as pessoas passem a vida toda esperando para começar a viver.

Esperar é um estado mental. Significa basicamente desejar o futuro e não querer o presente. Você não quer o que conseguiu e deseja aquilo que não conseguiu. Em qualquer dos tipos de espera você, inconscientemente, cria um conflito interior entre o seu aqui e agora, onde você não quer estar, e o futuro projetado, onde você quer estar. Essa situação reduz grandemente a qualidade da sua vida ao fazer você perder o presente.

Não há nada de errado em nos empenharmos para melhorar a nossa situação de vida. Podemos melhorar a situação da nossa vida, mas não podemos melhorar a nossa vida. A vida é básica.

A vida é o Ser interior mais profundo. É um todo, completo, perfeito. A nossa situação de vida se constitui das nossas circunstâncias e experiências. Não há nada de errado em estabelecermos metas e nos empenharmos para conseguir bens. O erro reside em usar isso como um substituto para o sentimento da vida, para o Ser. O único ponto de acesso a isso é o Agora. Agimos, assim, como um arquiteto que não dá atenção às fundações de uma construção, mas que gasta um bom tempo trabalhando na superestrutura.

Por exemplo. Muitos de nós estamos à espera da prosperidade. Ela pode não acontecer no futuro. Quando respeitamos, admitimos e aceitamos completamente a realidade do presente – onde estamos, quem somos, o que estamos fazendo agora –, quando aceitamos o que temos, significa que estamos agradecidos pelo que conseguimos, pelo que é, pelo Ser. A gratidão pelo momento presente e pela plenitude da vida atual é a verdadeira prosperidade. Não está no futuro. Então, no tempo certo, essa prosperidade se manifesta para nós de várias maneiras.

Se você não encontra satisfação nas coisas que possui, se tem um sentimento de frustração ou de aborrecimento por não ter tudo o que quer no presente, isso pode levá-lo a querer enriquecer, mas, mesmo que consiga milhões, continuará a ter uma sensação de que falta alguma coisa. Talvez o dinheiro lhe compre muitas experiências excitantes, embora passageiras, deixando sempre uma sensação de vazio e estimulando uma necessidade de gratificação física ou psicológica ainda maior. Você não vai se conformar em simplesmente Ser e, assim, sentir a plenitude da vida agora – a verdadeira prosperidade.

Portanto, desista da espera como um estado da mente. Quando você se vir escorregando para a espera… pule fora. Venha para o momento presente. Apenas seja e aprecie ser. Quando estamos presentes, nunca precisamos esperar por nada. Portanto, da próxima vez que alguém disser “desculpe por ter feito você esperar”, sua resposta pode ser: “Está tudo bem, não estava esperando. Estava aqui contente comigo, com meu eu interior”.

Essas são apenas algumas das estratégias comuns da mente para negar o momento presente já incorporadas à inconsciência comum. São fáceis de passar despercebidas porque já estão entranhadas em nosso modo de vida, como o ruído de fundo do nosso eterno descontentamento. Mas, quanto mais você praticar o monitoramento do seu estado interior emocional e mental, mais fácil será perceber em que momento você foi capturado pelo passado e pelo futuro, bem como despertar da ilusão do tempo dentro do presente. Mas tenha cuidado porque o eu interior falso e infeliz, baseado na identificação com a mente, vive no tempo. Ele sabe que o presente significa sua própria morte e sente-se ameaçado. Fará tudo para afastar você do Agora. Tentará manter você preso ao tempo.

O propósito interno da nossa jornada de vida

Posso perceber a verdade do que você está dizendo, mas ainda acho que devíamos ter um propósito em nossa jornada, do contrário, ficamos sem rumo. Propósito significa futuro, não significa? Como conciliar isso com o viver no presente?

Ao partir numa jornada, é claro que ajuda muito sabermos para onde vamos ou, ao menos, a direção geral que estamos tomando. Entretanto, não podemos esquecer de que a única coisa real sobre a nossa jornada é o passo que estamos dando neste exato momento. Isso é tudo o que existe.

Nossa jornada de vida tem um propósito externo e um interno. O propósito externo é o de alcançarmos o objetivo ou destino, realizarmos o que estabelecemos cumprir, adquirirmos uma coisa ou outra, o que, é claro, envolve o futuro. Mas, se o destino ou os passos que vamos dar no futuro tomam tanto nossa atenção que se tornam mais importantes do que o passo que estamos dando agora, significa que perdemos completamente o propósito interno da vida, que não tem nada a ver com aonde estamos indo ou com o que estamos fazendo, mas tudo a ver com o de que modo. Esse propósito interno não está relacionado com o futuro e sim com a qualidade da nossa consciência no momento presente. O propósito externo pertence à dimensão horizontal de tempo e espaço enquanto o interno diz respeito ao aprofundamento do Ser na dimensão vertical do eterno Agora. Nossa jornada externa pode conter um milhão de passos enquanto a jornada interna só tem um, que é o passo que estamos dando neste exato momento. Quando tomamos maior consciência desse passo, percebemos que ele já contém dentro de si todos os outros passos, assim como o nosso destino. Esse único passo se vê transformado em uma expressão da perfeição, um ato de grande beleza e qualidade. Ele terá nos levado para dentro do Ser e a luz do Ser brilhará através dele. Este é tanto o propósito quanto à realização da nossa jornada interior: a jornada para dentro de nós mesmos.

Faz diferença se alcançamos nosso propósito externo, se somos bem-sucedidos ou se fracassamos?

Faz diferença se você não tiver alcançado seu propósito interno. Depois disso, o propósito externo é só um jogo que você pode apreciar e querer continuar jogando. Pode acontecer também de você falhar em seu propósito externo e, ao mesmo tempo, ter pleno sucesso em seu propósito interno. Ou de outra forma até mais comum, pode obter riqueza externa e pobreza interna, ou “ganhar o mundo e perder a alma”, nas palavras de Jesus. Claro que, no fim, cada propósito externo está condenado a “fracassar” mais cedo ou mais tarde, simplesmente porque está sujeito à lei da não permanência de todas as coisas. Quanto mais cedo você perceber que o propósito externo não pode lhe proporcionar uma satisfação duradoura, melhor. Depois de ter constatado as limitações do seu propósito externo, você desiste da expectativa irreal de que ele deveria fazer a sua felicidade e torna-o subserviente ao seu propósito interno.

O passado não consegue sobreviver diante da presença

Você disse que pensar ou falar sobre o passado é um dos caminhos pelos quais evitamos o presente. Mas, além do passado do qual nos lembramos e com que talvez nos identifiquemos, não existe um outro nível de passado dentro de nós mais enraizado? Falo sobre o passado inconsciente, que condiciona nossas vidas, em especial as experiências dos primeiros anos da infância, até mesmo as experiências de vida passada. Existem também os condicionamentos culturais, tão relacionados ao lugar e ao período histórico em que vivemos. Todas essas coisas determinam o modo como vemos o mundo, o que pensamos, que tipo de relacionamentos mantemos, como vivemos. Como poderíamos nos livrar disso tudo? Quanto tempo isso levaria? E se conseguíssemos, o que restaria?

O que resta quando terminam as ilusões? Não há necessidade de investigar o nosso passado inconsciente, exceto à medida que ele for se manifestando no presente, na forma de um pensamento, de uma emoção, de um desejo, de uma reação ou de algo externo que nos aconteça. Uma eventual curiosidade quanto ao passado inconsciente poderá ser satisfeita através dos desafios do presente. Quanto mais penetramos no passado, mais ele se torna um buraco sem fundo. Haverá sempre alguma coisa a mais. Você pode pensar que precisa de mais tempo para entender o passado ou se livrar dele ou, em outras palavras, que o futuro irá finalmente livrá-lo do passado. Isso é ilusão. Só o presente pode nos livrar do passado. Uma quantidade maior de tempo não consegue nos livrar do tempo. Acesse o poder do Agora. Essa é a chave.

O que é o poder do Agora?

Nada mais do que o poder da sua presença, da sua consciência libertada das formas de pensamento.

Portanto, lide com o passado no nível do presente. Quanto mais atenção você der ao passado, mais energia estará dando a ele e mais probabilidades terá de construir um eu interior baseado nele. Não confunda as coisas. A atenção é essencial, mas não em relação ao passado como passado. Dê atenção ao presente. Dê atenção ao seu comportamento, às suas reações, seu humor, seus pensamentos, suas emoções, medos e desejos, da forma como eles acontecem no presente. Ali está o seu passado. Se você consegue estar presente o bastante para observar todas essas coisas, não de modo crítico ou analítico, mas sem julgamentos, significa que você está lidando com o passado e dissolvendo-o através do poder da sua presença. Não é procurando no passado que você vai se encontrar. Você vai se encontrar estando no presente.

O passado não pode ser útil para nos ajudar a compreender por que fazemos certas coisas, reagimos de determinadas maneiras, ou por que, inconscientemente, criamos nossos dramas particulares?

Quando ficamos mais conscientes do presente, podemos ter um insight sobre o porquê de determinados condicionamentos. Podemos perceber, por exemplo, se seguimos algum padrão nos nossos relacionamentos e podemos ver mais claramente coisas que aconteceram no passado. Fazer isso é bom e pode ser útil, mas não é essencial. O que é essencial é a nossa presença consciente. Ela dissolve o passado. Ela é o agente transformador. Portanto, não procure entender o passado, mas esteja presente tanto quanto conseguir. O passado não consegue sobreviver diante da sua presença, só na sua ausência.

Eckhart Tolle


GRATIDÃO


Para colocar em termos mais simples, atraímos aquilo que colocamos para fora. O Universo não é tendencioso, ele não determina se um pensamento é bom ou ruim. Ele só responde às vibrações que colocamos para fora. Quando vivemos a vida com sincera gratidão e apreço, mudamos a vibração da nossa energia e atraímos mais do que nós queremos. O que pensamos é o que recebemos e gratidão é a chave.

Por outro lado, quando nos concentramos no que nos falta, nós criamos bloqueios e limitações. Ficamos aprisionados pela vibração da nossa energia negativa. Como resultado, nós atraímos o que pensamos o que neste caso é a negatividade. Como eu disse, nossos pensamentos são muito poderosos. Ninguém deliberadamente interrompe o fluxo da abundância que entra em sua vida. Aqueles que fazem isso não percebem que estão fazendo.

Alguns de nós já entendemos, ou tiveram o prazer de aceitar esta verdade pelo valor de face e aplicá-la. Para os céticos e negativistas a única prova é a própria prova, viver uma vida de gratidão é a única maneira de provar a sua eficácia e compreender o imenso poder dela. O Universo é infinitamente abundante, só temos de permitir que ele faça o que ele faz melhor e aprender a trabalhar em harmonia com ele. Nós conseguimos isso através da prática do pensamento positivo, através de um esforço consciente para “seguir com o fluxo”.

A gratidão pode ser encontrada nas coisas mais simples, como ter um lugar quente e confortável para dormir ou ter água corrente e eletricidade. Qualquer pessoa cuja vida foi afetada por desastres naturais como furacões e tornados ou grandes inconvenientes no estilo de vida como falta de energia e falta de água, rapidamente percebe o quanto elas têm recebido. E quando nós ou alguém que amamos fica doente ou tem um declínio na saúde, de repente percebemos o quanto nós tomamos a nossa saúde como um dado adquirido. Cada respiração que tomamos é um presente e um milagre. Imagine a outra alternativa.

Muitas pessoas relacionam abundância com dinheiro. Às vezes isso é verdade, mas a abundância vai muito além das posses que temos ou a situação em que estamos.

Ser grato é aceitar. Este princípio pode ser fácil de entender, mas pode ser muito difícil quando nossas circunstâncias atuais são menos do que desejáveis. Nós somos criaturas de hábitos. É preciso um enorme salto de fé para acreditar em algo que nunca reconheceu trabalhar em nossas vidas antes.

Alguns podem pensar: “Claro que esta maneira de pensar funciona para ela, mas nunca funcionou para mim. Eu sou muito azarado”. Outros podem não se permitir pensar de outra maneira porque inconscientemente acreditam que eles não merecem prosperar. Em qualquer caso, a negatividade gera negatividade. Quando nos preocupamos ou resistimos, atraímos aquilo que tememos.

Ter gratidão não significa negar que existem problemas. As experiências e os desafios que enfrentamos no decorrer de nossas vidas são muitos. O que isto significa é que incorpora uma prática simples que faz com que seja mais fácil aceitar essas experiências.

O Universo é perfeito. Compreender esse conceito é saber que nada no Universo jamais dá errado. Há uma ordem maior e um maior plano para tudo o que é, foi e sempre será. A nossa atitude sobre nossas experiências de vida é baseada em nossa percepção. Todo mundo vê ou experimenta a vida de um ponto de vista único. No entanto, todos nós vivemos no mesmo mundo. Não é o mundo que é diferente, é o nosso ponto de vista.

Por exemplo: Uma pessoa reservou um voo com uma companhia aérea para sair de férias. Ela chega ao aeroporto e descobre que devido a um problema de tempo, o vôo foi cancelado. Ela fica furiosa porque foi prejudicada e seus planos foram alterados. Ela começa a agredir alguém dentro da faixa que faz parte da companhia aérea. Decidiu que tudo sobre sua viagem agora está arruinado, ela cancela todos os seus planos e passa o resto da semana pensando nisto. Ela culpa a companhia aérea por estragar tudo e jura nunca mais reservar um voo com eles novamente.

Agora vamos falar sobre a pessoa “B” que está na mesma situação. Ela entende o fato de que a companhia aérea cancelou o plano pela segurança de seus passageiros. Embora ela esteja decepcionada e não contente com o inconveniente, ninguém ficaria, ela vê isso como um sinal de proteção do Universo e faz uma pequena oração de gratidão. Ela está disposta a aceitar se suas férias é para ser assim, isso vai acontecer. Amanhã é outro dia, ela verá o que o dia traz.

Isso é o que eu estou falando, na mesma situação a percepção é diferente. A pessoa “A” tomou uma postura de vítima com raiva. A pessoa “B” optou por se concentrar em gratidão, em vez de permitir que seus pensamentos negativos assumam. Esta foi uma decisão consciente de ambas as partes.

Quem tem mais poder ? A pessoa “B”, porque ela é a criadora da sua circunstância. Ela assumiu o controle de seus pensamentos.

Por outro lado, ao escolher ser uma vítima de sua circunstância, a pessoa “A” perdeu o seu poder pessoal. Ela já não está no controle, ela permitiu a negatividade levá-la novamente.

Nós não temos que procurar abundância. Nós todos temos isso. Nós apenas temos que acreditar no que fazemos. A prática da gratidão requer muito pouco esforço da nossa parte e os ganhos são enormes. Se isso faz sentido, você provavelmente está se perguntando como você pode mudar sua maneira de pensar.

Você pode fazer isso, prestando atenção nos seus pensamentos e interações, tornando uma prática de simplesmente dizer “obrigado” pelas pequenas coisas, como presentes ou gestos amáveis ​​que graciosamente surgem em seu caminho e para aqueles que os trazem. Se não é uma pessoa para agradecer, diga assim mesmo.

Todos nós conhecemos pessoas, ou talvez sejamos nós mesmos culpados ao não aceitarmos graciosamente um presente. Dizendo coisas como: “Oh, você não precisava ter comprado”, “Isso não era necessário”, ou “por que você teve esta essa despesa”, quando deveríamos simplesmente dizer “Obrigado”.

Vamos mudar a nossa maneira de pensar, assumir a responsabilidade por nossa parte e reconhecer algo positivo sobre todas as situações em que nos encontramos. Fazendo isto através da aceitação de que somos tão dignos dos dons universais infinitos como qualquer outra pessoa e permitindo as coisas boas fluírem em nossas vidas. Fazendo isto com fé de que Deus, um Ser Supremo, ou o Universo ouve nossas orações de agradecimento. Há uma teoria de que a gratidão baseada na fé é a forma mais poderosa de todas as gratidões expressas.

Quando mostramos gratidão à vida, a vida mostra gratidão a nós. Quando somos gratos pelo que temos, temos mais para ser gratos. É simplesmente a lei da atração.

Uma ótima maneira de impulsionar a prática da gratidão é fazer uma lista mensal de trinta coisas sobre sua vida que você é grato. Isso lhe dará um foco na gratidão para cada dia. Algumas pessoas acham que é útil ter um diário de gratidão e uma prática diária de escrever todas as coisas pelas quais são gratas. Algumas pessoas gostam de fazer passeios de gratidão onde se pode calmamente refletir sobre a vida, ou olhar ao redor e encontrar as coisas na natureza para ser grato. Quando você optar por fazê-lo, em pouco tempo com a prática, a sua capacidade de apreciar se tornará uma segunda natureza.

O dom do empoderamento vem quando a gratidão está firmemente colocada em nossas vidas. Então nós temos esta realização para adicionar à lista de coisas que somos gratos. É um ciclo sem fim que vai e volta. Desenvolver esta prática e mudar a nossa perspectiva, portanto, permite que a abundância flua, nos abrindo todas as possibilidades que existem no Universo. O objetivo final é manter a abundância em um fluxo constante. Nós nunca queremos acumular nossa abundância que só irá bloquear o fluxo. Ao partilhar nossos dons, ficamos em harmonia com o Universo.

Uma das mensagens mais importantes a tirar de tudo isso é que o Universo tem um sincronismo perfeito. Tudo acontece quando é para acontecer não porque queremos que aconteça. Honrar essa verdade universal irá suavizar o golpe de cada decepção que pode enfrentar na vida.

Para citar Brian Tracy, “Desenvolva uma atitude de gratidão e de graças por tudo o que acontece com você, sabendo que cada passo em frente é um passo para alcançar algo maior e melhor do que a sua situação atual”.

©Randi Belas

Origem: wakingtimes


SOL É REGENTE DE 2016


Em 2016 Marte deixa de lado sua armadura e descansa, dando lugar ao Sol, o centro do nosso sistema.

No dia 20 de Março de 2016, por volta da 1h30, o Sol começa sua caminhada através do signo de Áries inaugurando um novo Ano Astral. Marte deixa de lado sua armadura e descansa, dando lugar ao Sol, o centro do nosso sistema.

O que podemos esperar de um ano regido pelo Sol?

Acima de qualquer descrição, o Sol tem a ver com a nossa identidade, com o nosso lado masculino, realizador, com aquilo que nos tornaremos em nossa jornada e o caminho que trilharemos nesta vida para chegarmos no lugar designado pelo nosso destino.

O Sol, na astrologia, é progressivo e dinâmico, pois ele se desenvolve durante toda nossa existência. Ele tem a ver com a nossa essência, com o que verdadeiramente somos.

Portanto, 2016, será um ano em que estaremos mais preocupados em nos tornarmos aquilo que somos, em buscar dentro de nós mesmos, nossa essência, nossa missão neste Planeta. O Sol é a nossa fonte de energia. Sem ele, sucumbiríamos.

Um ano solar, será um ano iluminado, cheio de vitalidade e nossa energia vital estará acima da média. Será um ano de produtividade em que caminharemos na direção dos nossos sonhos. O herói é simbolizado pelo Sol, portanto, caminharemos na busca obsessiva pela nossa realização pessoal e espiritual.

Podemos esperar por um ano de crescimento, expansão, apesar de todas as dificuldades que nós, habitantes do planeta, enfrentamos. A Luz Maior nos guiará e este, deve ser um ano que devemos dar espaço e voz à nossa intuição. Nossa identidade, o que realmente somos, estará mais forte e intensa, pois estaremos mais confiantes, mas mais egoístas também. Estaremos em busca do nosso poder pessoal, de novas realizações e estaremos mais capacitados para atingirmos nossas metas, pois nossa auto confiança, sentido de honra e auto expressão estarão bastante intensos dentro de nós. Teremos força e determinação para lutarmos bravamente por tudo o que desejarmos.

O Sol é regente de Leão, portanto, os leoninos e seus irmãos de fogo, Áries e Sagitário, serão os mais beneficiados durante todo ano astral.

Teremos a oportunidade de desenvolvermos em nós, as características desse signo que são: determinação, nobreza, dignidade, lealdade, exuberância e, principalmente, a motivação, o otimismo e a alegria.

Devemos tomar muito cuidado com o excesso de egoísmo e com a tendência a nos tornarmos infantis, na busca de aplausos e reconhecimento. Será um ano em que estaremos todos mais dispostos a tornar tangíveis nossos sonhos.

Leão rege o coração, portanto, estaremos todos mais apaixonados e dispostos a nos relacionar com amor e prazer. A consciência humana é regido pelo nosso deus solar e por isso, 2016 promete ser um ano de encontros, especialmente o encontro consigo mesmo.

Um ano regido pelo Sol representa o início de um novo ciclo, portanto, os inícios estarão protegidos pelo nosso deus.

Teremos todos, durante 2016, as chances e oportunidades necessárias para a abertura de nosso coração, para darmos e recebermos amor, para nos relacionarmos a partir da entrega sincera, uns com os outros. Estaremos mais amorosos e por esse motivo, devemos estar conscientes da importância deste ano, para o nosso desenvolvimento pessoal e espiritual, para a evolução de nossa alma, no caminho do crescimento para a entrada da Nova Era que se aproxima.
Eunice Ferrari


2016 - ANO DE VIBRAÇÃO DO NÚMERO 9



O ciclo do ano 9 nos conduz ao final de um ciclo completo de 9 anos. É o momento de concluir negócios inacabados, de chegar à conclusões, de amarrar as pontas soltas e arrumar as coisas do passado. 

Quando uma porta se fecha outra se abre; mas se não admitirmos que determinadas portas se fecharam, não conseguiremos perceber as novas possibilidades que se abrirão à nossa frente. 

Esse ano oferece a oportunidade de uma transformação evolutiva importante; haverá mudanças e melhoras em muitos setores de nossas vidas, mesmo que a princípio não consigamos ver imediatamente os méritos dessas mudanças. 

Esse ano de conclusões e fechamentos oferece a possibilidade de nos livrar de velhas crenças causadoras de tristeza e estagnação. O ciclo do ano 9 vem para nos curar das mazelas do passado, recordações que podem estar bloqueando nossa consciência. É preciso deixar ir o que não nos serve mais. 

NADA DE NOVO ACONTECE nesse ciclo, enquanto não forem feitas as finalizações necessárias. Esse é um ciclo em que a generosidade e o humanitarismo desempenham importantes papéis. Olhar para si e para o outro é uma forma de evolução e compreensão sem julgamentos. 

A vibração do 9 nos leva numa direção que pode parecer errada; para trás; mas essa é a direção que devemos tomar para encontrarmos as questões mal resolvidas que nos impedem de ir adiante. 

O passado foi o terreno que percorremos para chegarmos onde estamos hoje. A compreensão disso fará desse ciclo uma das melhores e mais incríveis jornadas que já realizamos!


A.D.