terça-feira, 30 de setembro de 2014

A FONTE DA ABUNDÂNCIA


"Muitas pessoas se queixam de que não recebem um tratamento bom o bastante. "Não me tratam com respeito, atenção, reconhecimento, consideração. Tratam-me como se eu não tivesse valor", elas dizem. Quando o tratamento é bondoso, elas suspeitam de motivos ocultos. "Os outros querem me manipular, levar vantagem sobre mim. Ninguém me ama."

Quem elas pensam que são é isto: "Sou um ‘pequeno eu’ carente cujas necessidades não estão sendo satisfeitas." Esse erro básico de percepção de quem elas são cria um distúrbio em todos os seus relacionamentos. Esses indivíduos acreditam que não têm nada a dar e que o mundo ou os outros estão ocultando delas aquilo de que precisam.

Toda a sua realidade se baseia num sentido ilusório de quem elas são. Isso sabota situações, prejudica todos os relacionamentos. Se o pensamento de falta – seja de dinheiro, reconhecimento ou amor – se tornou parte de quem pensamos que somos, sempre experimentaremos a falta.

 Em vez de reconhecermos o que já há de bom na nossa vida, tudo o que vemos é carência. Detectarmos o que existe de positivo na nossa vida é a base de toda a abundância. O fato é o seguinte: seja o que for que nós pensemos que o mundo está nos tirando é isso que estamos tirando do mundo. Agimos assim porque no fundo acreditamos que somos pequenos e que não temos nada a dar.

Se esse for o seu caso, experimente fazer o seguinte por duas semanas e veja como a sua realidade mudará: dê às pessoas qualquer coisa que você pense que elas estão lhe negando – elogios, apreço, ajuda, atenção, etc. Você não tem isso? Aja exatamente como se tivesse e tudo isso surgirá. Logo depois que você começar a dar, passará a receber.

 Ninguém pode ganhar o que não dá. O fluxo de entrada determina o fluxo de saída. Seja o que for que você acredite que o mundo não está lhe concedendo você já possui. Contudo, a menos que permita que isso flua para fora de você, nem mesmo saberá que tem. Isso inclui a abundância.

A lei segundo a qual o fluxo de saída determina o fluxo de entrada é expressa por Jesus nesta imagem marcante "Daí, e dar-se-vos-à. 

Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada, sacudida e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também."

A fonte de toda a abundância não está fora de você. Ela é parte de quem você é. Entretanto, comece por admitir e reconhecê-la exteriormente. Veja a plenitude da vida ao seu redor. O calor do sol sobre a sua pele, a exibição de flores magníficas num quiosque de plantas, o sabor de uma fruta suculenta, a sensação no corpo de toda a força da chuva que cai do céu.

 A plenitude da vida está presente a cada passo. Seu reconhecimento desperta a abundância interior adormecida. Então permita que ela flua para fora. Só o fato de você sorrir para um estranho já promove uma mínima saída de energia. Você se torna um doador. Pergunte-se com freqüência: "O que eu posso dar neste caso? Como posso prestar um serviço a esta pessoa nesta situação?"

Você não precisa ser dono de nada para perceber que tem abundância. Porém, se sentir com freqüência que a possui, é quase certo que as coisas comecem a acontecer na sua vida. Ela só chega para aqueles que já a têm. Parece um tanto injusto, mas é claro que não é. É uma lei universal.

Tanto a fartura quanto a escassez são estados interiores que se manifestam como nossa realidade. Jesus fala sobre isso da seguinte maneira: "Pois, ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que não tem"..


Autor: Eckhart Tolle

AS FREQUÊNCIA DAS EMOÇÕES



O estado emocional do ser humano é muito mais importante do que lhe foi ensinado, as emoções são uma frequência, uma vibração, elas interagem e se comunicam com a sua realidade, elas são o seu ponto de atração, elas são os indicadores, suas mensagens de sinais, seu roteiro… Existe uma beleza e complexidade para a unidade chamar o seu corpo/mente/emoções/espírito.

Quando a pessoa está com medo, assustada, com raiva, ou preocupada, as vibrações, as mensagens que o corpo está recebendo são muito diferentes… O funcionamento dos órgãos e músculos entra em um estado de alarme, o corpo fica em estado de alerta separado da UNIDADE, quando você vibra nas altas frequências de alegria, amor, apreço e gratidão… Todos os sistemas estão em um estado de consciência de alta vibração: relaxado, harmonioso e criativo, existe um fluxo entre todos os átomos, todas as células e as estrelas.

Por outro lado, quando você sente medo, raiva ou frustração, tudo se contrai no corpo/mente, as células, os órgãos são banhadas com os hormônios do estresse, você fica em um nível de estar fechado, com defesas totais, o ser é desligado, as vibrações são densas e pesadas, é importante cada ser treinar elevando-se para as vibrações emocionais superiores, para alcançar os sentimentos de alegria, gratidão e apreço, essas emoções são o seu bote salva-vidas, sua segurança em tempos vindouros.

Nós oferecemos isto para hoje: Quando você sentir uma emoção ou tiver um pensamento, pergunte a si mesmo: “Isto é, uma energia vital de melhoria de vida, ou isso é um pensamento de emoção, com uma energia que prejudica a vida, diminui a vida ?” Se você praticar este exercício, isto vai ajudá-lo a permanecer nas altas frequências.

©Peggy Black

A Luz é Invencível


A DECISÃO VEM DO SILÊNCIO. A FIRMEZA, DA MENTE. A REALIZAÇÃO, DE DEUS



Talvez você tenha muita dificuldade de decidir qual caminho tomar. Um lado da sua mente quer garantir que a decisão que você tomar irá lhe garantir paz, sucesso, prosperidade, amor, liberdade ou seja lá o que você esteja esperando. Em geral, sua mente é igual a de todos. Funciona achando que falta sempre algo, e por isso, está sempre querendo algo.

Vejo muitas pessoas que não conseguem tomar decisões. Estão tão carentes e fracas emocionalmente, que deixam que alguém ou a vida decida por elas. Estas pessoas deixaram ser invadidas pelo sentimento de carência e impotência. Não quero dizer que todas as pessoas que estão aguardando a decisão surgir são carentes. Ao contrário: a pessoa que tem consciência, entende que a  decisão é algo que “vem surgindo”, dominando a si, às sensações, às emoções e contaminando o seu corpo com uma energia que antes não podia ser percebida.

Ser carente é uma etapa do desenvolvimento da personalidade crística. Por acreditarmos separados do Todo, temos muitas carências. Então, o melhor a fazer é dizer sim para as carências. E a partir da própria mente, investigar quais são estas carências: sexo? 

Prazer? Dinheiro? Segurança? Conforto? Bem-estar? Saúde?

Porém, ao chegar a alguma conclusão, não saia logo decidindo: vou fazer isso e aquilo para suprir  minhas carências. Porque caso você ceda a este primeiro impulso, estará sendo movido pela carência, pela sombra, pelo medo... carregará em suas ações todo o peso e carência de si e do seu sistema familiar... e fatalmente o resultado final das suas ações será... carência!

Ao mesmo tempo, não estou dizendo para não fazer nada. O fazer, mesmo que numa direção não conveniente, trará muitos aprendizados. A dica é:

Concentre-se. Acalme a sua mente. Conecte-se com o seu coração. 

Perceba a ação que surge do seu coração. O que ele quer fazer? Em qual direção ele está mandando você seguir? Perceba que ele vai falar aos sussurros... o comando é diferente do que uma ideia simplesmente mental. E às vezes ele vai lhe mandar fazer algo muito diferente do que você faria, baseado somente na sua mente racional.

A mente racional somente possui aprendizados adquiridos de outras pessoas. Ela não passa de um gravador de ideias que foram vivenciadas por outras pessoas. As ideias e estratégias de outras pessoas (e em geral você carrega as estratégias dolorosas do seu sistema familiar) não levarão você ao sucesso que tanto almeja. À paz que você quer chegar. Basta olhar para seus pais? Eles estão em paz? Amando um ao outro? Em tranqüilidade com as condições materiais? Comungando com o divino?

Assim, esqueça um pouco suas ideias. Elas não são suas. E não valem nada. As únicas coisas que têm validade na sua vida são suas experiências. Aí, sim! Você sabe! Por isso, não se espante que o seu coração, ao se deparar com uma situação de crise financeira, mandá-lo passear no parque. Porque a sua mente dirá: trabalhe mais! Procure oportunidades! E outras bobagens que a família, o 
Fantástico e a sociedade repete. Vá ao parque. Siga a intuição. Siga o seu lado feminino. Pode ser que algo que aconteça no parque mude a sua percepção do seu problema. Pode ser que você encontre alguém que lhe dará uma dica fundamental. Pode ser que venha uma visão do seu futuro...

Intuiu? Agora é hora de usar a mente para planejar os próximos passos. Sim, a mente racional é importante, mas principalmente para mantê-lo na direção do que a intuição lhe disse. Não é o planejamento que garantirá o sucesso do seu caminho, mas o planejamento auxiliará você a não se perder do caminho. E caso se perca, mostrará com clareza isso, e você será novamente direcionado para o lugar correto.

Muitas das coisas que você vai fazer não será o sucesso que a sua mente imagina. Até porque a palavra sucesso e todas as ideias atreladas a isso tem a ver com algo que lhe falaram. Seus pais dizem que sucesso é x, y ou z. A sociedade diz outra coisa. Um grupo espiritual, diz outra coisa. Mais uma vez, entenda: você só saberá o que é realização, quando senti-la em si mesmo! E isso será especial, individual, totalmente seu.

Lembre-se de um detalhe: em essência, você já está realizado. A realização se mostra em estado de presença, e você não precisa necessariamente fazer nada nem chegar a lugar nenhum para sentir-se realizado. Imagine você, sem nenhuma carência. Eu disse: nenhuma! Qualquer coisa que faça, no seu próprio ritmo, daria a sensação de realização, não é mesmo? E é exatamente isso. Quanto mais você vai se curando emocionalmente, percebendo que suas carências tem a ver com ecos do passado e herança de aprendizados distorcidos, vai encontrando a paz. E percebendo um caminho único, especial, se descortinando à sua frente. Deus já calçou sua estrada de flores. Às vezes ela será íngreme, porém, a fragrância das flores o acompanhará a cada segundo que você estiver conectado com a sua estrada. Andando o seu caminho, não lhe importará para onde a estrada o levará. O andar é o que importará...


Alex Possato 

FELICIDADE JÁ ESTÁ PRESENTE...



"Felicidade é a natureza do homem. Você não precisa se preocupar absolutamente sobre a felicidade, ela já está presente.
Ela está em seu coração - você só precisa parar de ser infeliz, você precisa parar o funcionamento do mecanismo que cria a infelicidade.

Contudo, ninguém parece estar preparado para isso. As pessoas dizem: Quero a felicidade. Isso é como se você dissesse Eu quero saúde, -e você continua se apegando à doença e você não permite a doença ir embora.

Se o médico prescreve o remédio, você o joga fora, você nunca segue nenhuma receita. Você nunca vai para um passeio matinal, nunca vai nadar, nunca vai correr na praia, não pratica qualquer exercício. Continua comendo obsessivamente, continua destruindo sua saúde - e continuamente você segue perguntando onde encontrar saúde. Mas você não muda o mecanismo que cria a enfermidade.

Saúde não é alguma coisa a ser alcançada em algum lugar, ela não é um objeto.
Saúde é um jeito de viver totalmente diferente. A maneira que você está vivendo cria a enfermidade, a maneira que está vivendo cria miséria.

Por exemplo; as pessoas chegam para mim e dizem que gostariam de ser felizes, mas elas não podem abandonar seus ciúmes. Se você não pode abandonar seu ciúme, o amor nunca irá crescer - as ervas daninhas do ciúme destruirão a rosa do amor. E quando o amor não cresce, você não pode ser feliz. Porque quem pode ser feliz sem o amor crescer? A menos que essa rosa floresça em você, a menos que essa fragrância seja liberada, você não pode ser feliz.

As pessoas querem felicidade - mas apenas por querer, você não pode obtê-la. Querer não é o bastante. Você terá que penetrar no fenômeno da sua miséria, como você a cria - como em primeiro lugar você se tornou miserável, como continua se tornando miserável a cada dia - qual é a sua técnica?

Porque felicidade é um fenômeno natural - se alguém está feliz não há nenhuma habilidade nisso, se alguém está feliz, não necessita de nenhum talento para ser feliz.

Os animais são felizes, as árvores são felizes, os pássaros são felizes. Toda a existência é feliz, exceto o homem. Somente o homem é tão engenhoso para criar infelicidade - ninguém mais parece ser tão talentoso.

Portanto, quando você está feliz, isso é simples, é inocente, não é nada para se gabar.

Mas quando você está infeliz, você está fazendo grandes coisas a si mesmo; você está fazendo algo realmente difícil."

Osho em The Path of Paradox


domingo, 28 de setembro de 2014

ATENÇÃO AS CRIAÇÕES DA SUA MENTE



Nosso subconsciente trabalha na materialização das nossas crenças.

Ele não tem senso de humor. Faz sempre o que acreditamos. Não falha.

Dessa forma, o fracasso não existe. Você foi sempre um sucesso!

Sua vida é obra sua. Você é responsável por suas experiências.

Mesmo aquelas que parecem não depender de você foram atraídas por sua forma de pensar.

As coisas não vão bem? Só colhe infelicidade?

É hora de perceber como você consegue fazer isso.

Certamente não escolheu a atitude adequada para obter bons resultados.

Mudando essa atitude, tudo se modificará.

A vida deseja que você desenvolva seus potenciais de espírito eterno e aprenda a ser feliz.

A felicidade é nosso destino e só o bem é verdadeiro. Para nos ensinar isso, a vida programa nossas experiências de acordo com nossas necessidades.

Através do resultado dessas experiências conquistamos a sabedoria.

Na queixa há sempre uma justificativa para continuarmos a ser como somos, mas há também uma autoimagem negativa. Você pensa que não pode fazer nada, que é incapaz e não merece.

Conforma-se em ser pobre, em ficar em segundo plano, em pensar primeiro nos outros (“é feio pensar em você primeiro”).

Acha que, para você ter, outros terão que dar e perder. Como se Deus fosse pobre e tão limitado que para dar a uns teria que tirar de outros. Esses pensamentos são altamente depressivos e atraem infelicidade.

Seu subconsciente obedece às mensagens que você lhe envia.

Você tem todo o poder de criar seu próprio destino. Se deseja viver melhor, reconheça isso.

Faça uma lista de suas crenças e até das frases que costuma dizer.

Se puser atenção e for sincera, logo vai perceber quais as crenças que são responsáveis por sua infelicidade. Não pense mais nelas. 

Esqueça-as.

Quanto mais se preocupar em eliminá-las, mais pensará nelas e as alimentará.

Trate de cultivar o oposto. Faça afirmações positivas sempre usando o presente. Exemplo: “Eu sou feliz”, “Tenho muita sorte”, “Minha saúde está cada dia melhor”, etc. Escreva-as e espalhe-as em sua casa, nos lugares onde você possa vê-las constantemente. 

Repita-as várias vezes por dia.

Mas não se esqueça de pôr emoção nelas, acreditar realmente no que afirmar. Ignore aquela vozinha que lhe diz que não vai funcionar. Não custa nada experimentar.

Lembre-se de que todos os problemas de sua vida foram criados por você. Você foi, é e sempre será um sucesso. Suas escolhas podem ter dado um resultado diverso do que você esperava, mas você conseguiu materializa-las. Refletem o que você crê, e o que você crê seu subconsciente materializa.

Pense nisso.


Zíbia Gasparetto

terça-feira, 23 de setembro de 2014

VIBRAÇÕES DO EGO



Ego é um termo que desempenha um papel fundamental no estudo do “eu” em nossas diárias, existências individuais. Por inúmeras eras a humanidade ​​ponderou este conceito, lutou com este conceito, e mesmo guerreou sobre esse conceito. Para uma palavra que está tão profundamente doutrinada em nossas vidas, ego evoca muitos sentimentos e pensamentos diferentes em muitas pessoas diferentes. Vamos examinar de perto o ego e seu impacto sobre o nosso universo em uma tentativa de ganhar uma compreensão mais clara de seu significado e propósito.

Para começar, um firme entendimento da natureza energética da nossa existência é necessária. Como seres de energia, nós nos expressamos como partícula e onda, mas em um equilíbrio de ambos os espectros, em um perpétuo estado de equilíbrio dinâmico. 

O equilíbrio entre os dois lados do espectro é ditado pelo Princípio da Incerteza de Heisenberg, e uma medição ou observação de um estado aumenta a incerteza no outro. Quando nós vibramos excessivamente ou ocupamos um espectro de nossa energia, não estamos em harmonia, e estamos vibrando em um estado instável.

Para interagir com a energia e com o universo, a nossa intenção forma ondas coerentes de emoção e outras tais vibrações, e as envia para o tecido do universo para influenciar e diversificar o potencial infinito e sem forma. Uma pequena variação em qualquer direção aumenta a incerteza, e nossa intenção é interferida e ineficaz quando não estamos em harmonia em nosso espectro de energia, equilibrado entre partícula e onda. Apego também bloqueia a intenção, uma vez que embaraça a nossa energia com o objeto de apego e colapsa, mais uma vez aumentando a incerteza.

O conceito de nosso ser como pura energia é imensa, e é extremamente difícil de compreender plenamente a complexidade e grandiosidade deste fato. Nosso processador físico limitado só pode tirar conclusões com base em informações físicas limitadas que é evidente em nosso mundo tangível. Conforme reagimos aos estímulos internos e externos no mundo ao nosso redor, lentamente construímos um modelo de nossa energia, uma construção mental, tijolo por tijolo, e camada por camada. Nosso trabalho, status social, posses materiais, sentimentos, emoções, experiências, pensamentos, crenças, corpo, ações, todos os fenômenos físicos em nossa existência ainda servem para reforçar a criação de uma construção finita que é identificada como o “eu”, ou o que é comumente referido como o ego.

Mas o que isso significa no nível de energia? Proponho que a energia do ego exista como um espectro de vibração, uma outra divisão finita de energia dentro do infinito. O ego é, então, a magnitude da limitação e bloqueio que nós colocamos sobre a nossa energia, e a medida do quanto complicamos a nossa energia com as vibrações do ego. Serve como um gargalo através da qual se restringem as nossas vibrações a um espectro finito, e assim nos tornamos presos num sistema, rígido e fechado.

Além disso, a gama de energia na qual o ego se encontra é um dominado pelo estado de partículas colapsadas. A energia do ego baseia-se em fenômenos físicos, é, portanto, composto de vibrações no espectro de partículas. Isso gera grande incerteza no espectro de onda da energia, e é desequilibrado. Isto mostra que a vibração do ego é instável, e não está em harmonia com o universo. Isso é mais do que evidente no mundo de hoje.

Atualmente, grande parte da humanidade é escravizada pelo ego. 

Todas as ações e pensamentos são guiados por sua mão invisível no subconsciente de nossas mentes. Seu domínio está no fundo de nossa cultura, com a nossa hierarquia política e social, mesmo estruturado em torno dela. É um monstro auto suficiente ajudando no desinteresse e desconexão da humanidade, a silenciosa divisão e conquista de nossas vidas. Ela prega o materialismo, e que nossa existência é uma competição baseada em trabalho, bens materiais, posição social, e a percepção pública.

Mas a situação está falhando, a fundação está lentamente se desfazendo, e a transformação inevitável já está em andamento. 

Uma economia baseada em projeções e decisões racionais, um mercado de habitação falho, problemas econômicos e pobreza mundial, instabilidade política em todo o mundo, tudo reflete a instabilidade da energia dominante vibrando em todo o mundo. As pessoas estão mudando o paradigma, saindo da construção rígida, impedindo o movimento para o caos e voltando-se em direção à sustentabilidade, equilíbrio e harmonia. O momento está ganhando uma nova direção, mas muitos ainda se apegam firmemente ao paradigma dominado pelo ego, atualmente em vigor.

A força do ego varia de acordo com a firmeza com que construímos o recipiente para abrigar e conter a nossa energia. Cada camada e intenção que colapsa a energia do “eu” constrói esta estrutura finita que nós identificamos como nós mesmos. Estas são as consequências da nossa gradual assinatura inconsciente a determinados pensamentos limitantes e desconectados, perspectivas, acordos, ideologias e intenções em nossas vidas. 

Através de nosso apego continuado, nós ancoramos cada vez mais as nossas vibrações nesta frequência bloqueada.

A solução vem da liberação do entrelaçamento entre a nossa energia e o ego. O que muitas vezes é referido como a “morte” do ego é apenas o rompimento definitivo dos laços que amarram os dois juntos. A liberação da nossa energia do espectro finito de restrições e bloqueios do ego permite que a nossa energia vibre novamente em seu potencial completo. Este é o regresso ao ponto de equilíbrio e harmonia, onde a nossa energia flui sem obstáculos, sem limites, livre e plenamente expressada através de nossas vibrações.

A demonização do ego e da necessidade de destruí-lo tem sido um tema comum em muitas disciplinas, mas isso é meramente um caso de culpa deslocada. O fato de que o ego pode se enrolar com as nossas vibrações, limitando e contraindo a nossa energia é de fato um problema. Mas o ego não pode ser responsabilizado por sua natureza, a questão deriva de nossa própria incapacidade ou falta de vontade para controlar o ego, para não se apegar e entrincheirar na sua energia. O ego em si é somente uma construção, apenas uma ferramenta, para ser utilizado em quaisquer desejos ou causa. A consciência do ego e sua função é um passo à plenitude, de volta ao equilíbrio, em nosso harmônico natural.

Com mais consciência do ego e sua função no universo ao nosso redor, entendemos melhor as muitas partes pequenas que compõem o todo. A harmonia e perpétuo estado de equilíbrio dinâmico de nossa energia é facilmente influenciado por nossa própria consciência, observação e intenção. A magnitude e o espectro da influência depende de nós, para ser limitada ou ilimitada. Através da conscientização podemos achar que o sempre procurado “eu” é realmente a nossa energia, nosso universo, e as nossas vibrações dentro do infinito.


Adam Lanka

A VIBRAÇÃO DAS PALAVRAS POR RAMATIS



A mente é algo como uma usina a produzir energias; quando se descontrola ou é tomada pela raiva, ódio, cólera, inveja ou ciúme, emite determinados feixes de ondas de forças, que perpassam pelo campo “etéreo-astral” da zona cerebral do períspirito, fazendo baixar o padrão vibratório de energia mental que ali já se encontra em liberdade. Produz-se, então, um fenômeno que muito bem o poderíeis designar como sendo uma “coagulação mental astral”, lembrando o caso da onda de frio que, ao atuar no seio da atmosfera do vapor d’água, solidifica-o na forma de gotículas. 

Assemelha-se à corrente elétrica que, perpassando por uma solução salina, produz a tradicional precipitação verificada em laboratórios de física e química.

Da mesma forma, as ondas mentais alteradas também intoxicam a própria atmosfera astral e invisível em torno do cérebro, produzindo substâncias que baixam vibratoriamente, tornando-se nocivas, por cujo motivo devem ser eliminadas da zona psíquica ou do campo áurico do homem.

A glândula hipófise, a regente dinâmica do sistema endócrino e a maior influente do sistema nervoso, sofre então, devido à sua delicadeza, a maior parte do impacto violento e agressivo da mente desgovernada, fazendo esse impacto repercutir nos demais órgãos da rede glandular, do que resulta aceleração e precipitação de hormônios inoportunos na circulação sanguínea, com a consequente intoxicação do organismo.

A natureza, orientada pelo senso divino, expulsa a carga inoportuna para o mundo exterior, através das vias emuntórias do corpo, como sejam os rins, intestinos e pele. Daí se verificar, amiúde, que as criaturas mais violentas, coléricas, irritáveis, pessimistas ou ciumentas são vítimas quase sempre de alergias inespecíficas, urticárias, nefrites, eczemas, neuro-hepáticos, surtos de disenteria ou hemorroidas, como frutos dos desequilíbrios mentais e descontroles psíquicos. Os hipocondríacos, por exemplo, vivem num infeliz círculo vicioso; quando o fígado enferma, altera-se o se psiquismo, e quando este se desarmoniza, são eles que enfermam o fígado.

É óbvio pois, que, sendo as palavras irascíveis o instrumento que interpreta as emoções desequilibradas ou violências mentais, devem produzir visíveis modificações orgânicas, como chaves do psiquismo desequilibrado, assim como as palavras desarmônicas por natureza exigem esforços à parte, para serem pronunciadas, enquanto outras associam estados enfermiços e fazem abater o ânimo espiritual, influindo no físico. Quando louvais o próximo com palavras de amor ou de paz, elas despertam estados de afetividade, otimismo e esperança, o que já não sucede se as expressões forem de ódio ou de rancor. As palavras despertam ideias e produzem estados emotivos diferentes, no homem; repetimos-vos: são chaves verbais que vos alteram ao ouvi-las ou ao pronunciá-las, ocorrendo então consequências também diferentes no psiquismo e, consequentemente, no corpo físico.

Ramatis


SAIA DO NEGATIVISMO E CONFIE NO QUE SENTE



Você já parou para pensar que existe uma realidade muito maior do que nossos olhos conseguem enxergar? Como a própria tecnologia da ciência moderna tem revelado, o mundo invisível é maior e mais atuante do que imaginamos.

O “milagre” das ondas do rádio, da televisão e das transmissões por satélite encurtando as distâncias na comunicação nos faz imaginar quantas coisas ainda estão para serem descobertas neste maravilhoso universo em que vivemos.

Estamos mergulhados num oceano de energias regidas por leis naturais, que nos sugerem a existência de uma inteligência superior.

Ela nos criou e, com sabedoria, manifesta seu propósito por meio de leis que, apesar de invisíveis, agem em prol do progresso. Está na hora de superarmos o preconceito e buscarmos entender qual o propósito que esse ser superior – Deus, Jeová, seja qual for o nome que você lhe der – tem e para o qual estamos sendo conduzidos pela vida.

Você é única, eu também. Não existe duas pessoas iguais. Qual o objetivo dessa diversidade? Limitados em nossos cinco sentidos, como poderemos descobrir o que estamos fazendo aqui, de onde viemos e para onde vamos? Tais perguntas, que têm sido feitas desde que o homem começou a pensar, precisam ser respondidas. É chegado o momento em que a vida está revelando seus segredos. 

Mas, segundo dizia Jesus, só “para quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir.”

Desde o começo da nossa Era, os espíritos desencarnados se manifestam, interferindo na vida das pessoas. A Bíblia – o livro mais antigo e vendido do mundo – é uma coleção dessas manifestações; relata tanto as comunicações dos espíritos elevados como dos mais ignorantes.

Os espíritos superiores nos falam que fomos criados à semelhança de Deus e somos espíritos eternos. Nascemos ignorantes, mas com um potencial imenso dentro de nós, a fim de que tenhamos o mérito de conquistar a sabedoria ao desenvolver nossa consciência.

Nosso destino é, na medida que tomamos conhecimento da realidade, trabalharmos a favor da vida, contribuindo para a melhoria das pessoas e da sociedade como um todo, nos tornando úteis e nos integrando aos propósitos divinos. Dessa forma é que alcançaremos uma vida melhor e poderemos desfrutar de todo o bem que Deus nos destinou.

Portanto, está na hora de você se esforçar para sair do negativismo e da inversão dos valores em que nossa sociedade vive. Ela plantou em sua cabeça convicções que não são verdadeiras e limitam seu desempenho – afinal, é de acordo com elas que você age.

Melhore seu senso de realidade, sentindo o que vai em seu mundo interior. Ele lhe revelará sua verdadeira vocação, posicionando-a no seu verdadeiro lugar. Confie no que sente. Não confunda as emoções, que refletem as falsas crenças aprendidas, com seus verdadeiros sentimentos. Com treino e firmeza, logo saberá diferenciar uma coisa da outra.

Lembre-se de que é um espírito eterno e que dentro de você há um grande potencial (que é de sua responsabilidade desenvolver) que representa o preço para a conquista da sua paz e da sua felicidade.

Informe-se sobre as modernas descobertas da ciência, busque o autoconhecimento, trabalhe a favor da vida, aprecie a beleza em todas as suas formas. Dê a si mesma todo o bem que puder e sempre valorize o bem alheio, pois é nele que atraímos todas as coisas boas que desejamos, conquistar. Experimente e verá!



Zíbia Gasparetto

MENSAGEM DIÁRIA DO ARCANJO GABRIEL



DE 19 DE SETEMBRO DE 2014
Canalizado por Shelley Young

Queridos, nós lhes dizemos novamente que se vocês se sentem oprimidos, inseguros, ansiosos, agitados, preocupados ou estressados, é sempre um sinal para retornar as coisas para a simplicidade do momento do Agora.

Nesse exato momento do Agora, vocês têm tudo de que necessitam.

Seu momento presente é cheio de bênçãos e a vasta maioria do tempo vocês estão bem.

Parem por um momento, respirem fundo e olhem com os olhos que veem as bênçãos que abundam ao seu redor.

Agradeçam por tudo que vocês percebem.

Alinhem-se com a Fonte através de sua gratidão.

Sintam a segurança, o apoio, o amor e o conforto que sempre estão aí para vocês aproveitarem.

Se vocês mantiverem o foco na realidade do exato momento do Agora, vocês sempre tomarão decisões de uma posição que está alinhada, conectada, equilibrada e perfeita para as energias que vocês estão vivendo nesse momento.

Porque vocês estão navegando de uma posição de equilíbrio e sem medo, as decisões que vocês tomarão dessa posição apoiarão aquilo de que vocês querem experimentar mais.

O momento do Agora sempre tem a informação de que vocês necessitam para chegar ao seu próximo momento do Agora mágico, e por seguir esse caminho, vocês encontrarão tudo que poderão necessitar e muito mais.

Arcanjo Gabriel através de Shelley Young
http://trinityesoterics.com

Tradução: Blog SINTESE http://blogsintese.blogspot.com

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

MENSAGEM DIÁRIA DO ARCANJO GABRIEL



DE 18 DE SETEMBRO DE 2014
Canalizado por Shelley Young

Queridos, se vocês estão se sentindo travados numa situação e não conseguem ver a saída, lembrem-se de que o universo tem a capacidade de encontrar uma infinidade de possíveis soluções, muitas em que vocês jamais pensariam porque vocês não sabem que elas existem.

A saída mais rápida de sair de qualquer situação que vocês desejam superar é a entrega.

Peçam ao universo que os assista.

Saibam que no segundo em que vocês pediram, o universo age.

Vocês são poderosos assim.

Fiquem no fluxo e permitam que as soluções cheguem porque elas estão a caminho.

Vocês sempre, sempre são amados, orientados e apoiados.

Assisti-los é a nossa maior alegria e propósito, só o que vocês precisam fazer é permanecer num estado de aceitação o tempo suficiente para a ajuda chegar.

Arcanjo Gabriel

Arcanjo Gabriel através de Shelley Young
http://trinityesoterics.com
Facebook: Trinity Esoterics

Twitter: @trinityesoteric

O MAGNETISMO DO BANHO, O PODER DA ÁGUA - POR ANDRÉ LUIZ



O contato da água no corpo provoca um estímulo magnético que percorre todo o organismo, deixando-o calmo, e preparando-o para o sono reparador ou para as lutas de cada dia.

O banho diário, quando encontra na mente apoio, torna-se um passe.

Além das virtudes curativas da água, enxertar-se-ão fluidos magnéticos, de acordo com a irradiação da alma.

A disciplina dos pensamentos é uma fonte de bem-estar na hora da higiene do instrumento carnal.

No instante do banho é preciso que se entenda a necessidade da alegria, que nosso pensamento sustente o amor, até um sentimento de gratidão à água que nos serve de higiene.

Visualize, além da água que cai em profusão, como fluidos espirituais banhando todo o seu ser.

O impulso dessa energia destampa em nosso íntimo a lembrança da fé, da esperança, da solidariedade, do contentamento e do trabalho.

Por este motivo, banho e passe, conjugados, são uma magia divina ao alcance de nossas mãos.

O chuveiro seria como um médium da água e esta o fluido que vivifica o corpo.

Poder-se-á vincular o banho ao passe, e ele poderá ser uma transfusão de energias eletromagnéticas, dependendo do modo pelo qual nós pensamos enquanto nos banhamos.

Uma mente ordenada na alta disciplina e pela concentração, em segundos, selecionará, em seu derredor, grande quantidade de magnetismo espiritual e os adicionará, pela vontade, na água que lhe serve de veículo de limpeza física, passando a ser útil na higiene psíquica.

Observem que, ao tomar banho, sentimo-nos comovidos, a ponto de nos tornarmos cantores!

E a alegria advinda da esperança nos chega da água, que é portadora dos fluidos espirituais, que lhes são ajustados por bênção do amor.

O lar é o nosso ninho acolhedor, e nele existem espíritos de grande elevação, cuja dedicação e carinho com a família nos mostrará como Deus é bom.

Essa assistência atinge, igualmente, as coisas materiais, desde a harmonização até o preparo das águas que nos servem.

Quantas doenças surgem e desaparecem sem que a própria família se conscientize disso?

É a misericórdia do Senhor pelos emissários de Jesus, operando na dimensão oculta para os homens, e encarregados de assistir ao lar.

Eles colocam fluidos apropriados nas águas para o banho, e nas que bebemos.

E quando eles encontram disposições mentais favoráveis, alegram-se pela grande eficiência do trabalho.

Na hora das refeições, é sagrado e conveniente que as conversas sejam agradáveis e positivas.

No momento do banho, é preciso que ajudemos, com pensamentos nobres e orações, para que tenhamos mãos mais eficientes operando em nosso favor.

Se quisermos quantidade maior de oxigênio nitrogenado, basta pensarmos firmemente que estamos recebendo esses elementos, e a natureza nos dará isto, com abundância.

É o "pedi e obtereis", do Cristo.

Esta ação pode ser considerada uma alquimia.

A alegria tem também bases físicas.

Um corpo sadio nos proporcionará facilidades para expressar o amor.

Quando tomar o seu café pela manhã, tome convicto(a) de que está absorvendo, juntamente com os ingredientes materiais, a porção de fluidos curativos, de modo a desembaraçar todo o miasma pesado que impede o fluxo da força vital em seu corpo.

E sairá da mesa disposto(a) para o trabalho, como também para a vida.

Despeça-se de sua família com carinho e atenção, e deixe que vejam o brilho otimista nos seus olhos, de maneira a alegrar a todos que o amam; assim, eles lhe transmitirão as emoções que você mesmo despertou neles e isso lhe fará muito bem.

Lembre-se de que um copo de água que tome, onde quer que seja, pode ser tomado e sentido como um banho e passe internos.

Não se esqueça de bebê-lo com alegria e amor, lembrando com gratidão de Quem lhe deu essa água tão necessária, pois se ela vem rica de dons espirituais, aumentará a sua conexão com o divino poder interno.

É muito bom estar consciente a cada coisa que nos acontece e estar agradecido, se sentindo abençoado(a) e cheio(a) de amor.

A consciência, a gratidão e o amor são dois caminhos paralelos, que a felicidade percorre com alegria.


André Luiz

FREQUÊNCIA DOURADA


Mensagem de Lady Pórtia e Hilarion
Canalizada por Elsa Farrus
Em 17 de setembro de 2014

Amada menina, sou Lady Pórtia junto com Hilarion.

Estamos restaurando a energia dourada desde o 5º sol de Alcyon.

Vocês estarão em uma grande amplitude de consciência de que cada um dará um salto em sua sabedoria interna.

As coordenadas se abrem do pilar do sol – a que nos referimos com isso?

Que se abre um toroide horizontal, perpendicular ao prana, onde está a esfera solar interna do seu ser, ou seja, o chakra sagrado de seu plexo solar.

É no interior dessa esfera que se decodificam todas e cada uma de suas marcas e experiências, é onde se une a realidade com as realidades dos demais.

Amada Terra é agora o momento de manifestar a realidade presente de seu propósito de vida, a realidade que nutre e transforma interna e externamente.

Agora é um novo estágio de criatividade, a partir da abertura do plexo, em plena consciência é quando realmente estaremos escolhendo o amor por nós mesmos, não para agradar, ocultar medos, etc..

Os impulsos de luz serão tão intensos que agiremos antes de pensar para que realmente se manifeste nossa maior realidade.

A abertura do centro sagrado do plexo nesta nova ressonância será a consolidação de seus canais internos e fluxos de realidade, será a manifestação real de seu ser sem as camadas de proteção e ocultação de milhares de anos.

O tesouro mais precioso é ser você mesmo, com essa frequência é quando se alcança a totalidade. E essa totalidade permite a fusão em unidade.

O chakra do umbigo é quem rege as manifestações externas a partir do sutil e criado por nós para a manifestação.

É o grande responsável em crescer e caminhar para o divino interno, é quem irradia os trânsitos, as tomadas de consciência e a assertividade pessoal.

Entramos em um instante profundo de reflexão a nível planetário, já não é tempo de luta com a maldade, é o tempo de manter o equilíbrio interno para que os muitos pontos de luz que estão em equilíbrio se unam no planeta para ir completando o firmamento Lemuriano, ou seja, o campo cristalino de Gaia que é formado de nossos próprios cristais internos.

Obrigada.
Elsa

Fonte: http://www.ascensiongaia.es/
Tradução: Blog Sintese

MENSAGEM DOS ILUMINADOS


Por Andrew Martin
Em 15 de setembro de 2014

Queridos,

Nesta época em que as energias estão em estado de fluxo, para muitos as mudanças podem ser rápidas e intensas.

Aqueles que antes estavam adormecidos estão começando a despertar, e aqueles que estão num nível consciente de conhecimento de quem eles verdadeiramente são começaram a acessar as novas energias que não estiveram disponíveis para os humanos por muitos anos.

Cada onda da energia Amor Luz traz consigo mudanças maiores e revelações mais profundas a respeito de onde vocês estão em seu caminho.

Nós já falamos do fato de que essas energias elevarão as vibrações de todos que estão em alinhamento com elas não importando em que ponto eles estão em seu processo de despertar.

Para uns pode parece como o início de um novo amanhecer e para outros pode parecer mais uma volta na montanha russa energética.

Não importa onde vocês estão em seu caminho, pois todos estão exatamente onde concordaram estar.

A coisa mais importante é saber que a sua capacidade de discernir o que ressoa como verdade para vocês em cada Momento do Agora sempre é uma das ferramentas mais poderosas que vocês têm à sua disposição.

Vocês estão numa época de sua cultura em que a informação é abundante e está literalmente disponível na ponta de seus dedos.

Vocês podem acessar informação através da internet ou programas de TV ou materiais impressos e para muitos de vocês através de canalização ou de comunicação telepática e divina.

Com tanta informação disponível para vocês, às vezes pode ser desgastante.

Vocês podem se encontrar consumindo tanta informação num esforço de entender o que está acontecendo ao seu redor que vocês podem acabar se sentindo mais confusos do que nunca.

Nós não estamos aqui para julgar por vocês o que é verdadeiro e o que é falso... apenas estamos aqui para recordá-los de que são vocês que têm que decidir o que parece certo para vocês em cada um e em todo Momento do Agora.

Não importam quais são as intenções por trás de partes específicas da informação, vocês precisam decidir o que aceitar e ancorar em sua realidade e o que descartar ou recusar aceitar.

Nós os encorajamos a ser seletivo sobre o que vocês permitem entrar em sua consciência.

Mais não é necessariamente melhor se os leva para uma jornada afastada da verdade de quem vocês são.

Seu objetivo quando aceitarem qualquer informação dever ser clareza e ressonância da verdade, e não confusão e medo.

Sempre acompanhem como qualquer informação sobre um assunto faz vocês se sentirem em um nível energético.

Até a informação que nós lhes apresentamos deveria ser filtrada pela sua própria tela.

Se ela não perecer verdadeira para vocês, então ela simplesmente não é.

Permitir-se honrar seu sentido interno de saber o que é certo para vocês é um ato muito poderoso de amor-próprio.

Não é uma questão de julgar o que surge como ruim ou bom, somente discernir o que parece a informação certa para vocês conhecerem em cada Momento do Agora.

Nós vemos muitos de vocês continuando a procurar respostas fora de vocês.

Enquanto que existem muitos que podem lhes oferecer orientação, apoio e confirmação, ninguém e nada jamais pode substituir ou superar seu sentido interno de saber o que é verdadeiro para vocês.

Quando vocês tornarem o como vocês se sentem a coisa mais importante e darem passos conscientes e deliberados para alinhar com seu saber interno, então vocês serão capazes de avaliar: isto parece certo para mim ou não?

Vocês não precisam justificar seus sentimentos ou as escolhas que vocês estão inspirados a fazer, vocês somente precisam confiar que sua bússola interna está sempre fazendo vocês se moverem na direção certa.

Tal como vocês são seletivos sobre o alimento que comem, as roupas que vestem e as pessoas com quem vocês passam seu tempo, vocês deveriam ser seletivos sobre a informação que vocês absorvem em seus campos energéticos, pois tudo é somente energia e tudo que vocês encontrarem terá um efeito em sua expressão geral.

Como sempre, cabe a vocês decidir qual é a melhor escolha para vocês.

Em Amor e Luz nós os deixamos.

Regozijem-se!

Os Iluminados.
-.....---==II==----.....-

                Direitos Autorais:

Copyright©Andrew Martin. Todos os direitos reservados.
Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere ou edite de forma alguma, o conteúdo permaneça completo e você inclua esta nota de copyright e o link:
http://www.thelightedones.com


Tradução: Blog SINTESE

COMO NÃO SERMOS VÍTIMAS DE NOSSAS PRÓPRIAS ATITUDES IMPENSADAS


Quem não conhece os problemas causados por ações impulsivas? Agir mesmo sabendo que não era a hora... falar mesmo sabendo que é melhor ficar quieto... são pequenas ações que podem gerar grandes problemas!

Quando seguimos nossos impulsos sem nos consultarmos, tornamo-nos reféns de nossas próprias ações. No entanto, podemos superar os padrões automáticos de comportamento. Isto é, sentir o impulso e ainda assim escolher como reagir.

O mundo pode nos pressionar, mas nós podemos nos auto liberar. Para tanto, precisamos inicialmente conhecer como funciona nossa mente diante das situações de pressão.

Inicialmente, precisamos aprender a reconhecer e nomear os sinais físicos e mentais de uma atitude impulsiva, para então podermos dominar nossas respostas. Mas não basta parar por aí. Será preciso treinar inúmeras vezes essa atitude interna de auto observação para cultivar a confiança de que vale a pena não sermos vítimas de nossas próprias atitudes impensadas.

Diante de uma explosão emocional, contar até 10 antes de reagir pode funcionar. Pois quando estamos muito ativados, os impulsos advindos do centro emocional do cérebro (sistema límbico) são mais velozes do que aqueles que saem do centro racional, o córtex pré-frontal, capazes de controlar as emoções. Ao contar até 10, damos uma chance para nosso cérebro fazer um circuito neuronal capaz de ativar nossa racionalidade! Com o córtex pré-frontal funcionando novamente, voltamos a ter também a empatia para com os outros. Desta forma, já não queremos mais agredir, mas sim nos entender.

Não basta contermos o impulso agressivo, é preciso processá-lo. Pois senão iremos implodir e sofrer os danos desta energia não elaborada.

Refletir sobre nós mesmos não quer dizer criticarmos maciçamente nossas atitudes nem tampouco nos perdoarmos justificando nossas ações com atitudes indulgentes: "Não soube fazer diferente". Ok, podemos não ter sabido como ter feito diferente... mas, a questão é: uma vez que agora sabemos queremos de fato mudar?

Observar-se requer familiaridade consigo mesmo para poder ir além da culpa e da vergonha. Observar-se significa aceitar-se diante do desconforto ao mesmo tempo em que nos motivamos e nos esforçamos para cultivar uma nova atitude. Quando nos compromissamos com a mudança interna surge o sabor de seguirmos em frente "mais leves".

Encararmo-nos frente a frente, requer mais treino do que coragem. É um hábito que nos torna pessoas mais interessantes para nós mesmos. Quando evitamos nossas emoções ou nos criticamos continuamente, acabamos por nos tornar uma péssima companhia para nós mesmos. Não é assim mesmo? Há dias em que não aguentamos nossa própria presença, nossa própria voz.

Não basta nos autocontrolarmos se não formos capazes de nos regularmos internamente. O autocontrole só irá gerar bem-estar se desenvolvermos uma percepção interna capaz de nos autoorganizarmos tanto no nível emocional como cognitivo, isto é, no nível do entendimento.

O neurocientista Daniel Siegel, em seu livro "O Poder da Visão Mental" (Ed. BestSeller), denomina a capacidade de nos observarmos como visão mental. Para ele, este é nosso sétimo sentido, sem visão mental, nossa vida é uma vida anestesiada. Neste livro, Siegel explica de modo simples e claro como nosso cérebro funciona para mantermos atitudes mentais organizadoras como a de abertura, observação e objetividade.

Cultivamos abertura quando deixamos de lado as expectativas e recebemos as coisas como elas são, em vez de insistirmos que sejam como gostaríamos que fossem. Sem a ditadura do pensamento rígido e dos preconceitos, conseguimos ver o mundo em suas particularidades, abrindo-nos para o novo. No entanto, devido aos condicionamentos e às memórias arquivadas em experiências anteriores, em geral não nos deixamos permear pelo mundo externo. Sem tal abertura, vivenciamos a realidade externa como um prolongamento de nossa realidade interna. Isto é, o mundo será agradável ou desagradável conforme nosso humor momentâneo.

É curioso notar como temos uma chance maior de perceber o mundo mais objetivamente quando ele se torna aquém ou em excesso de acordo com nossos desejos e necessidades. Quando tudo parece chegar de acordo com nossos níveis de expectativa não paramos para pensar que o mundo não é apenas o que pensamos e sentimos sobre ele!

Segundo Daniel Siegel, a habilidade de observar é a capacidade para perceber o "eu" mesmo enquanto estamos vivenciando um evento. Ela nos coloca em um quadro de referências mais amplo e expande nossa perspectiva a cada momento. Ao reconhecer o ambiente em que nos encontramos, começamos a sair do comportamento habitual. Em outras palavras, se noto as nuances à minha volta, tenho a chance de escolher se quero interagir com elas ou não!

Desta forma, conseguiremos adquirir objetividade: sermos capazes de pensar e sentir sem nos deixarmos levar pela força habitual destes pensamentos e emoções. Com objetividade, reconhecemos que nossos pensamentos e sentimentos como uma expressão de nosso mundo interno, mas não como uma verdade absoluta. Com objetividade, conseguimos discernir entre o que sentirmos e queremos continuar sentindo. Ao cultivarmos a aptidão de estarmos conscientes de como estamos direcionando nossa mente, ganhamos um novo espaço interior. Já não estamos mais condenados a sentir um ciúme sem controle, uma raiva que nos arrebata ou um ressentimento opressor. Saímos da paralisia interna! Podemos nos mover internamente!

Na medida em que passamos a nos perceber com abertura, observação e objetividade, ganhamos mais e mais espaço interior, que por sua vez gera a flexibilidade necessária para fazermos novas associações. Surgem novas ideias, tornamo-nos criativos. Vívidos.

Quanto mais espaço interior adquirimos, mais inteligentes emocionalmente nos tornamos. Curiosamente, quanto mais visão mental adquirimos sobre nós mesmos, mais habilidade temos para perceber os outros: pois quando conseguirmos sentir nosso estado mental, o caminho fundamental para a ressonância com outros também está aberto. Sem resistência para percebermos a nós mesmos e ao outro, algo totalmente novo pode ocorrer!

Bel Cesar

belcesar@ajato.com.br

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

OBSERVE



"Não julgue, porque no momento em que começar a julgar você esquecerá de observar. E isso acontece porque no momento em que começa a julgar — “Esse pensamento é bom” — justamente nesse espaço de tempo você não estará observando. Você começou a pensar, envolveu-se. Não conseguiu permanecer alheio, parado à margem da estrada, só observando o tráfego.

Não se torne um participante avaliando, julgando, condenando; nenhuma atitude deve ser tomada a respeito do que está se passando na sua mente. Você precisa observar os seus pensamentos como se fossem nuvens passando no céu. Você não faz julgamentos sobre as nuvens — essa nuvem negra é ruim e essa nuvem branca parece um sábio. Nuvens são nuvens, elas não são nem boas nem ruins.

O mesmo acontece com os pensamentos — são meras ondinhas passando na sua mente.
Observe-os sem julgá-los e você terá uma grande surpresa. Quando a sua observação se tornar constante, os pensamentos passarão a ficar cada vez mais esparsos. A proporção é exatamente a mesma; se você estiver com 50% da atenção na observação, então 50% dos seus pensamentos vão deixar de existir. Se estiver com 60% da atenção, então só restarão 40% dos pensamentos.

Quando você for 99% pura testemunha, só de vez em quando surgirá um pensamento solitário — 1 % passando na estrada, não haverá mais tráfego nenhum. Esse tráfego da hora do rush não existirá mais.

Quando você deixar de lado 100% dos julgamentos, passará a ser apenas uma testemunha; isso significa que você se tornou simplesmente um espelho — porque o espelho nunca faz nenhum julgamento. Uma mulher feia mira-se no espelho e ele não faz nenhum julgamento. Uma mulher bonita mira-se no espelho e não faz nenhuma diferença. Quando não há ninguém diante dele, o espelho tem a mesma pureza de quando há alguém sendo refletido em sua superfície. Nem o reflexo o afeta nem o não-reflexo.

O testemunhar se torna um espelho. Essa é a maior conquista da meditação. Se consegui-la, você já estará na metade do caminho, pois trata-se da parte mais difícil. Agora você sabe o segredo, e o mesmo segredo tem simplesmente de ser aplicado em outros objetos.

Dos pensamentos você precisa passar para experiências mais sutis ligadas às
emoções, aos sentimentos, aos estados de espírito. Da mente para o coração, nas mesmas condições: nenhum julgamento, só testemunho. E, surpresa, a maioria das suas emoções, sentimentos e estados de espírito começarão a se dissipar. Agora, quando está sentindo tristeza, você está realmente triste, está tomado de tristeza.

Quando está com raiva, ela não é parcial.

Você fica cheio de raiva; cada fibra do seu ser vibra de raiva.
Observando o coração, a impressão que se tem é que agora nada mais pode possuir você. A tristeza vem e vai embora, você não fica triste; a felicidade vem e vai embora, você também não fica feliz. Seja o que for que se passe nas camadas mais profundas do coração, isso não afeta você.

Pela primeira vez você tem uma amostra do que seja maestria. Não é mais um escravo à mercê da vontade alheia; nenhuma emoção, nenhum sentimento, ninguém pode mais perturbá-lo com ninharias."

Osho em Saúde Emocional



A FALA AMOROSA E A ESCUTA PROFUNDA - THICH NHAT HANH



Como já sabemos, temos que praticar antes que possamos escutar profundamente. Podemos traduzir “escutando profundamente” também como “escutando compassivamente”, quer dizer, escutar com compaixão, ou escutar com carinho.
Ouvimos com um só objetivo; não escutamos para criticar, culpar, corrigir a pessoa que está falando ou condená-la. Só escutamos com um objetivo, e este é aliviar o sofrimento daquele a quem estamos escutando. Temos que nos sentar quietos, temos que nos sentar com liberdade interior, e temos que estar cem por cento presentes, corpo e mente, e escutar de modo que o outro ou a outra possa aliviar seu sofrimento.
Se a outra pessoa diz coisas que não são certas, que são percepções erradas, podemos ter o desejo de responder, dizer, “Isso está errado!” e discutir com ela. Mas não devemos fazer isso – temos que nos sentar e escutar. Se pudermos nos sentar durante uma hora, esta será uma hora de ouro. Aquela hora será uma hora que pode curar e transformar.
Podemos fazer muito melhor do que vários psicoterapeutas, porque há psicoterapeutas que não aprenderam a escutar profundamente, que não aprenderam a escutar com compaixão.
Psicoterapeutas têm seus próprios sofrimentos, talvez muitos sofrimentos, de forma que a sua capacidade de escutar profundamente pode não ser muito grande. Não sabemos muito sobre as teorias de psicoterapia, mas praticamos o parar e olhar profundamente, praticamos o escutar profundamente, e portanto podemos fazer melhor que alguns psicoterapeutas.
Nós usamos o método de escutar profundamente, em primeiro lugar para nossos entes queridos e nossa família, e uma vez que tivermos êxito com nossa família, podemos ajudar nossos amigos. Podemos escutar profundamente de forma que o mundo sofra menos; isso é nossa prática. Claro que psicoterapeutas têm que aprender a escutar profundamente de acordo com a prática para que sejam psicoterapeutas realmente bons.
Quando podemos escutar profundamente, e quando soubermos falar amorosamente também, isso terá a função de reavivar a comunicação entre duas pessoas. De fato, quando sabemos escutar profundamente, já falaremos amorosamente.
Em nosso tempo, a tecnologia de comunicação é muito grande. Temos todos os tipos de meios de comunicação, como e-mail, fax e telefone, e assim podemos estar muito depressa em contato com o outro, e num par de horas notícias podem ser levadas de um extremo do mundo ao outro.
Mas, há obstrução na comunicação entre pessoas de uma família, entre o pai e filho, entre a esposa e marido. Então, é muito importante para nós aprendermos a escutar profundamente.
Relacionamento
A razão por que o marido e a esposa se fazem sofrer é que eles não entendem um ao outro, não sabem escutar profundamente um ao outro. Eles não têm a capacidade de usar a fala amorosa. Eles não sabem que enquanto estão fazendo um ao outro sofrer, também estão fazendo seus filhos sofrerem. E quem são seus filhos? Eles são a sua continuação.
Para dizer isto de outro modo, eles são nós mesmos. Quando nos fazemos sofrer, quando fazemos nosso marido ou nossa esposa sofrer, também estamos fazendo nossos filhos sofrerem. Eles também farão nossos netos sofrerem, porque não temos a capacidade de mostrar-lhes a arte de criar felicidade, ou a arte de fazer nossos cônjuges felizes.
E com quem nossos filhos podem aprender isso, se não podem aprender isto conosco? Se não aprenderem isto, crescerão e cometerão os mesmos enganos que nós cometemos, e este ciclo de Samsara continuará neles; e nosso sofrimento será passado para nossos filhos, e o seu sofrimento será passado para nossos netos, e este ciclo de Samsara nunca se acabará.
Nós temos que pôr um fim neste ciclo pelo método de escutar profundamente e usar a fala amorosa. Usar a fala amorosa e a escuta profunda estabelecerão a comunicação, e quando há comunicação e entendimento entre nós, então a felicidade estará lá.
Uma pessoa é feita de corpo e mente. Se há só comunicação entre os corpos, mas não entre as almas, isto é muito perigoso. Quando amamos um ao outro, queremos estar perto um do outro, mas esta proximidade é uma proximidade de almas onde existe comunicação, onde existe entendimento, onde podemos compartilhar juntos valores espirituais?
Se for assim a união dos dois corpos terá sentido e trará felicidade. Mas se dois corpos estão juntos sem uma união das almas, então haverá sofrimento, e nós não poderemos falar para nossos filhos sobre o significado do real amor.

Prática

Recite este Treinamento para uma Consciência Plena

Consciente do sofrimento causado pela fala descuidada e inabilidade de escutar os outros, estou comprometido(a) a cultivar a fala amorosa e a escutar compassivamente para aliviar o sofrimento e promover a reconciliação e a paz dentro de mim, e entre outras pessoas, grupos étnicos, religiosos e nações.
Sabendo que as palavras podem criar felicidade ou sofrimento, estou comprometido a falar a verdade usando palavras que inspirem confiança, alegria e esperança.
Quando a raiva estiver manifesta dentro de mim estou determinado(a) a não falar. Praticarei respirando e andando conscientemente para reconhecer e compreender minha raiva profundamente. Sei que as raízes da raiva podem ser encontradas em minhas percepções errôneas e na incompreensão do sofrimento existente em mim e na outra pessoa.
Falarei e escutarei de uma maneira que possa ajudar a mim e a outra pessoa a transformar o sofrimento e encontrar uma saída para as situações difíceis. Estou determinado a não espalhar notícias que não sei se são verídicas, e a não proferir palavras que possam causar divisão ou discórdia.
Praticarei a Diligência Correta para nutrir minha capacidade de compreender, amar, ser alegre e inclusivo(a), e a minha capacidade de transformar gradualmente a raiva, a violência e o medo que repousam nas profundezas da minha consciência.

Fontes:

Escutar Profundamente – Estudos Budistas Tradição do Ven. Thich Nhat Hanh